População de Terra Nova inicia campanha por água da transposição em barragem do município

por Carlos Britto // 13 de janeiro de 2016 às 17:01

barragem nilo coelho - terra novaAssociações de moradores, comerciantes e população em geral do município de Terra Nova (PE), no Sertão do São Francisco, iniciaram um movimento para colher assinaturas em um abaixo-assinado que tem a intenção de sensibilizar a presidente Dilma Rousseff (PT) no sentido de que seja vista a viabilidade de desaguar as águas do Rio São Francisco, através da transposição, na Barragem Nilo Coelho, que fica na sede do município. As obras da transposição passam a cerca de 3 km de Terra Nova e alguns técnicos acreditam que a proximidade será um fator importante para viabilizar a demanda.

Conhecida por ser a “mãe” dos agricultores de Terra Nova, a Barragem Nilo Coelho é o principal pilar da atividade do município. O problema é que há anos a barragem encontra-se vazia e o setor agrícola totalmente parado no tempo. A economia local sofre com a falta de produção, que sempre foi a maior fonte de renda de Terra Nova, que tem até título popular de “Terra da Cebola”,  pelo fato de o município ser um dos grandes produtores da região.

Muitos contam que o deságue das águas do Velho Chico na Barragem Nilo Coelho seria um sonho, pois os agricultores teriam água durante todo o ano para produzir suas culturas. A expectativa é de que mais de 3 mil pessoas participem do movimento. O abaixo-assinado deverá ser entregue na próxima visita da presidente a Cabrobó, município vizinho onde existem algumas estações da transposição prestes a serem inauguradas. (fonte/foto: Terra Nova Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários