Por falta de mão de obra local, Tum diz que já se contrata venezuelanos para que trabalhem na agricultura

por Carlos Britto // 14 de novembro de 2024 às 08:20

Foto: Erlan Alexandre/divulgação

Produtor rural, o secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Tum, foi mais uma autoridade da região a celebrar a assinatura do segmento da fruticultura irrigada ao Pacto Nacional de Adesão ao Trabalho Decente, ontem (13) numa cerimônia realizada na 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, em Petrolina.

Tum lembrou a crise de mão de obra local, ao afirmar que todo o Vale do São Francisco vinha sofrendo com esse cenário. Ele revelou que já tem notícia de empresas no Oeste Baiano que está contratando venezuelanos por falta de trabalhador. Por este motivo, ele considerou o Pacto como “um marco”.

Por falta de mão de obra local, Tum diz que já se contrata venezuelanos para que trabalhem na agricultura

  1. Sempre Atento disse:

    Culpa bolsa família vicia os pobres de alma,já dizia Luiz Gonzaga , seu doutor o nordestino tem muita gratidão, mas doutor uma esmolas ao homem qui é são,ou lhe mata de vergonha ou vicia,pelo jeito de vergonha não mata mais, ficaram viciado,depois ficam reclamando da vida,ainda tem uns que querem diminuir a jornada de trabalho vão acabar com o país de uma vez,viva a nação de políticos preguiçosos e hipócritas.

  2. Joao Brito Lira disse:

    Salario de fome, trabalho insalubre, quem aguenta??

  3. Lazaro disse:

    Ninguém aguenta e ser escravo trabalhar a vida inteira pra sustentar políticos corruptos e empresários sangue suga salários de miséria e se você for qualificado não serve eles manipulam o sistema pra que você não tenha direito a nada é só.trabalho sem direito a reclamar se reclamar é um cachaceiro

  4. disse:

    Bolsa família não paga uma aposta na betnacional quçá sustentar uma família. Vender espetinho na porta de casa dá mais retorno que trabalhar 10 horas no sol de “rachar”, com os braços “arribados” colhendo uva, numa roça no quinto dos infernos, pra ganhar 1 sm, só um analista raso acha que é preguiça. É só uma questão de análise simples de custo vs benefício por parte do trabalhador, seu moço.

  5. João disse:

    Imagina você, trabalhando 10 horas no sol, quebrando as costas pra ganhar um salário mínimo. Agora pensa em você tranquilo na sua casa, fazendo um churrasquinho e ainda ganhando mais dinheiro. Qual você escolheria? É fácil, né?

  6. ARIE ZEITUNE disse:

    O país tá sem mão de obra porque o governo fez o pouco virar vagabundo dando bolsa família vale gás desconto em energia aí quem vai querer trabalhar

  7. Luís Carlos Velazquez disse:

    Como disse joe biden, experimentem pagar salários descentes e verão como aparecem candidatos às vagas. Tem gente que acha que com o bolsa família dá pra viver, outros juntam o bolsa família com algum bico e acabam ganhando mais do que o mísero salário pago com “carteira assinada”

  8. Geralda eunice da Cruz disse:

    E preciso políticos decente para q os trabalhadores tenham salário decente.No Brasil parece que são valorizado a corrupção são eles que costumam ter maiores salário empresa etc casa de luxo enquanto trabalhadores sobreviver, principalmente em áreas de risco este é o BRASIL

  9. Advogada de escravos disse:

    Sonhei com o dia em que aqueles que eram escravizados , se rebelassem , simplesmente deixasse de dar sangue e suor para sustentar seus senhores… Aos Venezuelanos desejo a arte e a sorte, um pão doado , dobrado!

  10. Laurindo Bonilha disse:

    Os que culpam o Bolsa família pela falta de mão de obra são muito ignorantes ou mal intencionados. Se um sujeito prefere o Bolsa família a um emprego, é porque o salário oferecido é de fome. A verdade é que a exploração, a escravização do trabalhador brasileiro cansou e é preferível produzir alguma coisa pra vender do que continuar levando chicotada nas costas, 8, 10 horas por dia. Patrões exploradores! Sifu!

  11. Joselino Francisco de Oliveira disse:

    O problema não é falta de mão de : é exploração mesmo.
    O empresário paga mal para quem trabalha no Brasil.

  12. As manifestações são coerentes. Mas é preciso registrar que nos pequenos negócios os empreendedores, que são oriundos em sua maioria, passam por igual reclamação, ralando e assumindo riscos bastantes para sobreviver. Não se trata necessariamente em exploração, mas no enfrentaremos dos desafios para que ambos possam sobreviver. O país é que precisa criar as condições para que seu povo supere esse triste estágio.

  13. Silas disse:

    Não sou contra bolsa família,mas o que esse desgoverno do Boso fez para ganhar a eleição aumentando o benefício de 200 para 600 vai deixar uma geração de trabalhadores sem ocupação,mente vazia espaço para o capeta, agora soma 600 + 6 dia de servente de pedreiro da mil e duzentos,vc trabalha 30 a 35 anos ganhando 2000 a 2500 reais quando se aposenta ganha como recompensa um salário mínimo,se eu fosse bolsista não queria trabalhar mesmo e olha em se você ganhar mais de 2000 declarado tá ferrado o leão te pega, como diz Brasília faz história a capital era Rio de Janeiro sairam de lá e o que deixaram de legado nem precisa comentar, agora é a vez de Brasília fazer escola,e viva a vida gente,vou trabalhar que eu e minha família precisam comer.

  14. Marcos Bovo disse:

    Salários ridículos e horários de escalas terrível aí o profissional mogra par outros setores com ganho melhor e qualidade de vida melhor…simples assim!

  15. ABDIEL disse:

    As empresas tem da mais dignidade aos trabalhadores como exemplo fornecer alimentação para quem trabalha.
    Pq não é fácil ter q levar comida
    Que tendo uma boa alimentação, valorizando a mão de obra,, o trabalhador irá produzir muito mais

  16. Tem pessoas que cospem no prato que comem agora fica falando asneira por ter um emprego

  17. Tem pessoas que cospem no prato que comem agora fica falando asneira por ter um emprego agora.. depois vai atrás de seguro desemprego

  18. Antônio Freitas disse:

    Governo fazendo uma nação de vagabundos

  19. César Cedraz disse:

    Esta faltando qualificação de mão de obra,o trabalhador não só ganhar sm, ele terá uma remuneração melhor.Daqui há 2 anos esses jovens do pé de meia vão ficar com o pé na meia.

  20. Borges disse:

    Por que falta mão de obra? Simples! Vejo e ouço muitos dizerem que são programas sociais e não é verdade. Na realidade, é a escravidão moderna que o coitado se mate, sem direitos, por longas jornadas de trabalho, sem segurança, expostos a todos as atrocidades, sem contar que muitos patrões acham que têm escravos à sua disposição. Conheço venezuelanos que trabalham nestas condições e eles mesmos dizem que não da para sobreviver com estes míseros salários e condições ambientais insustentáveis. O cara que nunca trabalhou na vida questiona uma eventual ajuda de r$250,00, más não questiona os salários altíssimos com benefícios de vereadores, prefeitos, deputados, assessores, governadores, senadores, ex presidentes e suas mulheres, militares e suas regalias, judiciário e filhos, netos, tataranetos, de toda esta galera…Muito louco tudo isso…

  21. Cordeiro disse:

    Precisa as partes sentar-se e buscar soluções a situação é grave,tem que haver um equilíbrio salarial os trabalhadores precisam se qualificar mais, vivemos no mundo da tecnologia, essa coisa de pagar o aluno pra estudar isso é ruim, estudar é um dever de família, o governo visa suas estratégias política pra os venezuelanos aprender uma nova língua, novas tecnologias vão se beneficiar no futuro o agronegócio precisa investir mais nos seus colaboradores não só salarial também na qualificação deles.

  22. Antônio disse:

    Você tira o bolsa família trabalha 4 horas ganha r$ 40 ainda dá tempo para você cuidar da sua Rocinha cuidar cuidado um pouquinho tá muito bom respondendo aí você vai trabalhar registrado no Sol 8 horas para ganhar um salário mínimo vai você

  23. JONAS LEAL disse:

    Sou favor que quando peguem um cidadão desses roubando o direito dos trabalhadores, mandem direto para o fuzilamento. quero ver se ainda vão roubar dinheiro de trabalhador!

  24. VP disse:

    Nosso país não vai crescer enquanto o Brasil pagar pra pessoa ficar em casa. Ao invés disso, deveria fazer um auxiliopara aqueles que tem a carteira assinada e recebem ate um salários mínino. Perdeu o emprego, perde o auxílio. Não haveria tanto déficit de mão de obra como existe hoje. Trabalhar pra quê? Recebo em casa a toa!!!

  25. Antonio Teixeira Marques disse:

    Vamos mudar o jeito de pagar, vamos pagar por hora trabalhada,sem nenhum benefício,só hora trabalhada

  26. Marcos disse:

    Preferem ganhar bolsa família do que trabalhar, Bahia o estado que mais votou no pt

  27. Baldoino Moutinho de Carvalho disse:

    Acho que o problema não é unico de um setor. O empresário fica sobrecarregado com várias taxas ,impostos e encargos. Com o trabalhador não é diferente. Como não bastasse um salário que ja era insuficiente para cumprir com as obrigações agora, paga mais impostos do que antes. A ma qualidade da educação. Transporte de má qualidade. Falta de segurança. A colaboração do governo só se da no sentido de piorar o que já estava ruim tanto para o empresário como para o trabalhador. Como sobreviver a tantas desgovernancas.

  28. Francisco Benício Dantas disse:

    Ninguém quer trabalhar em escala 6×1 para ganhar um salário mínimo. Por isso os empresários estão contratando colombianos e venezuelanos porque pagam uma micharia, às vezes sem direitos trabalhistas. Os trabalhadores qualificados querem melhores salários, benefícios e condições de trabalho.

  29. Vital disse:

    O País está de cabeça pra baixo, a guerra social chegou ao ponto que nem o governo consegue mais manter os auxílios sociais, estão mantendo o povo na miséria, suprimindo recursos da Saúde, Educação, Segurança e Previdência pra sustentar a Casta dos Artistas e Funcionalismo Público.
    Sem crescimento econômico os recursos também secam, o povo iludido está dando oportunidade para os estrangeiros como ja ocorreu com os afrodescendentes, Italianos, Japoneses e muitos desses prosperaram enquanto os tupiniquins continuam a reclamar do sistema. Bem vindos Hermanos Venezuelanos!!!!

  30. Ailton Queiroz de andrade disse:

    Se vcs aumentarem o salário do trabalhador.vai aparecer .vc só querem ganhar.isso e desculpa.falando do bolsa família .obs.nao recebo bolsa família.

  31. José Roberto disse:

    A falta de mão de obra é do governantes. Não se preocupa com o trabalhador, por que o salário mínimo deveria ter um aumento maior . Eu duvido se o trabalhador rural tivesse ganhado pelo menos 2 salários mínimo. Tenho certeza que a não teria a falta de mão de obra.Os políticos só pensa neles.pra aumentar o salário de políticos e juízes é rápido. Os empresários cumpri a lei de pagar o salário mínimo. Esse aumento do salário mínimo para trabalhador de apenas 6% não dá.

  32. Leoncio De Oliveira Torres disse:

    Realmente no Vale do São Francisco, é existe uma escravidão moderna. Tem quer repensado o processo de trabalho, com um piso salarial diferenciado, visto que, o lucro é exorbitante. Ideia super interessante, auxílio para quem ganha salário mínimo!!!

  33. Dário disse:

    Não paga o que realmente é
    A i contrata venezuelano por migalha

  34. José Goncalez disse:

    O que está acontecendo é o seguinte o povo está deixando de ser escrava e indo estudar ninguém quer trabalhar mais na roça e nem de graça

  35. PAULO SERGIO RODRIGUES disse:

    Incrível que os que batem palmas para o Japão, Estados Unidos, Alemanha e etc que importam mão de obra barata do Brasil, ficam revoltados hora que o Brasil importa mão de obra barata da Venezuela, Bolívia e etc. Vai gostar de ser escravo lambei de botas lá no inferno. Os patrões querem trabalhares brasileiros, que pagem mais.

  36. Justiça de Deus disse:

    Bom dia a todos eles falam muito bem do bolsa família mais o salário desses políticos miserável e empresário sangue sunga que acaba com o trabalhador brasileiro com um salário de miséria é melhor vender picolé que trabalha pra essa raça mais um dia a justiça de Deus não falha e vai chegar e todos eles vão pagar com a justiça divina

  37. Fernando Paz disse:

    Quem culpa o BF é só hipócritas, Duvido estes pegarem um trampo insalubre,com salário de R$1412,00 por MÊS ,e trabalhar por 9 horas /dia ,Escala 6×1.
    Colhendo uvas,laranjas,etc. Em um sol escaldante,sem os EPIS, dignos.
    Ainda bem que existe o BF, só assim com escassez de escravos,eles serão OBRIGADOS a colocar salários dignos,e condições de trabalho humanos.
    Recado para vc seu IMBECIL, HIPÓCRITA que chama o brasileiro de vagabundo,o pessoal do CAD ÚNICO. Vai lá e pega está vaga na lavoura pra vc e para seus filhos. SEU DEMÔNIO HIPÓCRITA.

  38. Silva Souza disse:

    Discordo desse empresário porque são Paulo Rio de janeiro minas gerais Goiás os 2 mato grosso e os 3 estados da região sul não param de chegar nordestinos muitos até aceitam trabalhar por 1 salario mínimo em outras regiões do Brasil onde o custo de vida é mais caro há algo de errado nisso aí ainda mais nessa cultura opressiva da região nordeste

  39. Paulo disse:

    Gente isso que ele está falando isso pq não é eles que esta no sol quente agente tem que dá valor no nosso serviço e isso

  40. Maison disse:

    As citações acima são válidas e oportunas. Pra quem é funcionário público o salário é melhor, mas com defasagem diante inflação. Quem ganhava 15 salários mínimos em 2005 hj ganha no máximo 8. Buscamos culpados pra tudo, entre esquerda e direita. Mas na verdade toda política brasileira é enraizada em juros sobre juros. O que adianta aumentar o salário mínimo por exemplo em 3 % se em contra partida as empresas pra pagarem os salários da mão de obra repassam o dobro em seus produtos. O salário mínimo deveria ser o mínimo pra subsistência, mas que na verdade ñ auxilia em nada. Como viver de salário mínimo e bolsa família? É simplesmente um amigalha jogado pelo estado (politicos, juristas e empresarios pra manter seu poderio.

  41. Visionário da silva disse:

    A verdade é uma só, o brasileiro quer ganhar bem,e não trabalhar. Não quer enfrentar a dureza…tipo político

  42. Gilmario Moreira Barreto disse:

    Muitos comentários sem nexo, esquecendo que além do salário, o patrão paga impostos exorbitante taxas sociais e mais alguma coisa para manter o funcionamento do seu negócio, vcs sabem dos acontecimentos quem não paga sofre represálias que pode custar até a vida, e tome mais impostos, será que a culpa é só dos patrões? ou também do sistema,é as contratadas do governo paga salários melhores se temos que criticar vamos criticar todo o sistema (já cantou Edson Gomes, este sistema é um vampiro

  43. José Olimpio De Oliveira Sobrinho disse:

    Lendo muitos comentários, percebe- se claramente dois ramos de entendimento.
    Um acha que o que complica a situação, é o bolsa família, que faz com que os beneficiários , evitem emprego que possa prejudicar seu recebimento.
    Já o outro, reclama que o salário, comparado com a jornada, não compensa.
    Ambos os entendimentos, talvez tenha algum fundamento lógico.
    Porém, o que fica claro, na verdade é está faltando trabalhadores e, se isso acontece, é sinal que tem vagas.
    Há espaço pra melhorias?
    Provavelmente sim!
    Um problema sério no País, é a falta de produtividade, descasada com o desejo de boa remuneração.
    Nesse instante, há uma controvérsia sobre diminuir a carga e manter o ganho.
    Parece bom demais pra ser saudável.
    Na verdade, o que mais se faz nesse País, é tentar combater efeitos e, como de costume, não se preocupar com as causas reais.
    Bom seria verificar casos no mundo, onde essa dinâmica parece funcionar de maneira melhor.
    Uma alternativa interessante, a meu ver, seria a remuneração por horas trabalhadas.
    Quem sabe, se fosse implantada, nem que fosse como experimento, teria melhor resultado para ambas as partes.
    É assim, por exemplo, nos EUA.
    De qualquer forma, auxílio governamental, pode não ser saudável para o futuro do Pais.
    Além da possibilidade de fidelização, baseada em esmola, para objetivos de perpetuação de manutenção de determinado grupo no poder.
    Isso é possível.
    Por outro lado, o ganhar pouco, pode mudar com o investimento em empregabilidade,atravez de ganho de conhecimento.
    Ou seja, se torne o trabalhador disputado pelo mercado.

  44. FLAVIO disse:

    Se o problema fosse realmente o bolsa família o inelegível não teria mantido e até aumentado o valor do auxílio. Mudou somente o nome para não dar o braço a torcer. Aliás mudou também alguns beneficiários de classe média que estavam recebendo na surdina.

  45. Jacir Hoiça disse:

    Aqui no Sul se não for os Venezuelanos os Grandes Supermercados e Frigoríficos de abate de Frango já teriam fechados, paga um Salário de fome para o Trabalhador e comi consequência os brasileiros não querem trabalhar

  46. Fabio Uiliam Bertotti disse:

    Essas pessoas que falam mal de quem recebe algum auxílio do governo chamando de vagabundos não tem nem coragem de falar uma coisa dessas. As empresas que estão reclamando de não ter mão de obra porque não pagam um salário decente no mínimo uns R$ 2000,00 duvido que não faltaria mão de obra. Ao invés de falar mal de quem ganha uma miséria o pessoal tem falar mal desses políticos que recebem salário de R$ 44000,00 + vários auxílios e a escala de 3 dias de trabalho para 4 de folga. Esses sim são Vagabundos temos que tirar a direita ( PL, REPUBLICANOS, PSD, PSDB, MDB, PP) só votam cada vez + privilégios a eles mesmos e menos a nós trabalhadores.

  47. Esse povo tem que se decidir, eles dizem que o Agronegócio é a melhor coisa do Brasil apesar de estar destruído todo a faunau, a flora, a natureza, e o incentivo a grilagem de terras, porém agora estão reclamando dos salários de fome que o Agronegócio paga para os seus empregados quase escravos.

  48. Gladison bianchini de camargo disse:

    Onde é essa falta de mão de obra mesmo?
    Bahia? Pois é, não se preocupem, está chegando muitos escravos fugidos da vizinha Venezuela, de certo fugindo de um capitalismo opressor né? Esquerda nojenta.

  49. Carlos Silva disse:

    Salário muito pouco mais de 10 horas de trabalho, as pessoas cansou de ser escravo, se os empresários tivesse no mínimo compaixão dava um salário justo as pessoas, venezuelano está passando fome maduro está matando as pessoas SOS poucos por isso aceita trabalho exaustivo sem reclamar na Venezuela é pior.

  50. C.Goes disse:

    Parabéns aos baianos, vão ter los hermanos para o carnaval!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários