Certamente você já ouviu falar de Plínio Amorim. Ou apenas soube que ele é atual secretário de Educação e tem o convite para permanecer no cargo pelo prefeito eleito Júlio Lóssio de Petrolina ou Isaac Carvalho de juazeiro. Mais que convite, uma intimação, sem contar um monte de prefeituras de cidades próximas.
Além de um bocado de simpatia distribuida entre professores, diretores, superintendentes, alunos e quem apareça em sua frente, professor Plínio é daqueles que todos chamam de uma pessoa do bem. Se não bastasse tudo isso é competente e preparado. Claro que substituí-lo a altura é possivel. Mas não será fácil. Sua gestão de excelência é comprovada por números que você vai conhecer agora através da pesquisa do Blog.
Veja agora, separado por ações os avanços conseguidos por Plínio que talvez nem quem o convide para trabalhar conheça:
PARMEP
Política de Avaliação da Rede Municipal de Ensino de Petrolina que tem como objetivo avaliar o nível de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Mais de 20.000 estudantes do Ensino Fundamental são avaliados, anualmente, pela Secretaria de Educação e Esporte. Orienta toda a política pedagógica da secretaria. Recebeu o Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008 do MEC/INEP
Projeto SER + Educação
Projeto de intervenção pedagógica, criado a partir dos resultados da PARMEP, visando garantir a aprendizagem dos descritores/conteúdos básicos em Língua Portuguesa e Matemática. Compõe o Banco de Experiências Inovadoras 2006 MEC/INEP.
Rede Vencer
Parceria com o Instituto Ayrton Senna através dos Programas: Gestão Nota 10, Circuito Campeão. Assessora a gestão da secretaria e das escolas.
Plano Municipal de Educação
Discussão pública e aprovação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação, do Plano Municipal de Educação – Petrolina 2020.
Implantação do Sistema Municipal de Educação
Maior autonomia para a Rede Municipal com a Instituição do Sistema Municipal de Educação.
Autonomia Financeira Escolar
Reformulação do FUNDAFE – Fundo para o Desenvolvimento e Autonomia Financeira da Escola, elevando de R$ 400 mil em 2005, para R$ 1 milhão e 600 mil em 2008.
Projeto AlfabetizAÇÃO JÁ
Projeto de intervenção em tempo real às turmas de 1ª série, com menos de 50% dos alunos não alfabetizados, até julho. Objetiva garantir a alfabetização dos alunos na idade certa.
Projeto Crescer
Projeto de intervenção nas turmas de 4ª série, com reforço escolar, no contra-turno e na formação continuada, quinzenal, dos seus professores. Objetiva elevar o nível de aprendizagem dos alunos da 4ª série.
Projeto Sua Nota Vale Ouro
Parceria com o Banco do Brasil, visando auxiliar na elevação da nota de desempenho bimestral dos alunos, por meio da orientação ao hábito de estudo cotidiano e estímulo à freqüência diária dos alunos.
Olimpíada de Matemática
Concurso para incentivo ao aluno, com vistas à melhoria do ensino e aprendizagem em Matemática.
PROERD
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, tem como objetivo prevenir os jovens, na faixa etária de 09 a 12 anos, quanto ao uso das drogas e, consequentemente, reduzir a violência.
Projeto Bandas e Fanfarras
Projeto de musicalização de crianças e jovens, visando a sua socialização e profissionalização, com incentivo à apresentação em cerimônias cívicas e culturais.
Escola de Tempo Integral
Projeto de criação de escolas com jornada ampliada, que oferecem, além do ensino regular no turno matutino, atividades culturais, artísticas, esportivas e reforço escolar no contra-turno, oportunizando uma educação integral às crianças.
Programa Sexualidade nas Escolas
Parceria com a secretaria Municipal de Saúde, visando capacitar os educadores quanto à orientação cotidiana sobre os diversos aspectos da sexualidade humana.
Núcleo Municipal de Estudos das Ciências NUMEC
Incentivo à melhoria nas práticas educativas da área de Ciências Biológicas e Exatas, através da disponibilização do Laboratório de Ciências Naturais e Matemáticas, no CAIC, para a capacitação dos professores.
Projeto Educação para a Convivência com o Semi-Árido
Parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, visando capacitar os educadores quanto ao desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências necessárias á Convivência com o Semi-Árido e à percepção do desafio da construção de uma escola comprometida com o desenvolvimento sustentável local.
Projeto Musicalização nas Escolas
Projeto de sensibilização musical, visando despertar o gosto pela música, o interesse pela arte e cultura, o respeito às regras e limites, além da socialização das crianças.
Valorização do Professor
Criação de uma política de concessão de licença-prêmio (35 por mês). Oferta de pós-graduação a 250 professores (dos 1.200 da rede municipal), em convênio com a UPE, nas seguintes áreas: Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa, Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar.
Pólo de Educação Inclusiva
Petrolina tornou-se, em 2005, Pólo do MEC para a formação de gestores municipais e escolares na área de Educação Inclusiva. 38 municípios receberam formação em todos os quatro anos da gestão 2005-2008.
2005 – havia 45 alunos em Turmas Especiais e 81 alunos inclusos;
2008 – não há alunos em turma especial e, sim, 350 alunos inclusos.
Aquisição de 10 Salas de Recursos Multifuncionais e recursos para acessibilidade em 05 escolas.
PAR – Plano de Ações Articuladas
Elaboração, em conjunto com representantes da comunidade educacional, do Plano (plurianual) de Ações Articuladas. Esta ação oportunizou convênio imediato com o MEC na ordem de dois milhões e trezentos mil reais.
Ampliação da Rede
Construção de 7 Unidades Escolares, totalizando 47 salas de aula; construção de 4 Centros de Educação Infantil, totalizando 12 salas de aula. Ampliação de Unidades Escolares em 51 salas de aula; ampliação do número de Laboratórios de informática, de 4 para 25.
…
Caro Carlos,
Prof. Plínio, efetivamente, é um homem de bem. Merece o reconhecimento profissional, posto que apenas colhe o que plantou: Educação.
Abraços,
Maurício Amaral
Por falar no secretário, onde estão os eletrodomésticos e outros objetos que seriam entregues no dia 25 de novembro? Sumiram?
Este Plinio è Secretário de Educação ou é vendedor de eletrodoméstico. Estou entendendo que o Sr Lupion comprou uns eletrodoméstico a ele e não entregou, no dia 25 de novembro. Sumiram…
Se o Sr. Maurício esta falando a verdade, o Sr. Lupion está confundindo um Plinio com outro. Não?
Não João Telê, não estou trocando alho com bugalho não. Por um acaso você sabia que uma escola não funciona apenas com salas de aula, carteiras, birô, professores e alunos. Onde são guardados os alimentos congelados que servem de merenda? Estou cobrando o que foi prometido e divulgado no próprio site da prefeitura. Deixem de babar que o peitinho acabou.
Antes de virem aqui falar besteira ou do que não sabem, vão no site da prefeitura (www.petrolina.pe.gov.br). Pesquisem no espaço de busca a palavra “geladeiras”. Notem que abrirão três link’s de matérias. No entanto, a que se refere a 800 objetos não abre como os outros dois link’s. Com a palavra, o prefeito, o secretário Plínio e os babões!
Calma aí Lupion! Qui agressão desnecessária. Cuidado com o stress. Permita a si mesmo o espírito natalino invadir seu coração. Isto é bom pra você mesmo, pra sua saude. Tenha calma irmão. Eu realmente adimitia que estivesse havendo um engano. Eu nem sou babão, tão pouco tenho peitinho disponível, nunca tive. Sempre lutei sem depender de poder público. Não sou independente porque na verdade ninguém é. Afinal não se vive só. Sempre estamos dependendo um do outro. Não tenho inveja de quem tem um peitinho como você afirma, até mesmo porque não preciso e minha formaçã não permite. Talvez por esta razão eu trate as questões sem maldade, sem rancor e sem medo.
Um Feliz Natal e próspero ano novo pra você são os meus sinceros votos!
O secretário Plinio diz onde estão os Eletrodomestico?todo mundo quer saber!!ainda não caiu a ficha pois agora com a tecnologias que existe esses blog,sites e tudo mais todo mundo sabe de tudo´por isso reflita e converse com odacy e diz logo onde estão estes eletrodomestico>