O Governo de Pernambuco está lutando para a implantação do Porto de Petrolina. A ideia é enquadrar o terminal na legislação portuária e habilitar as suas instalações ao transporte fluvial de cargas. Os documentos necessários para dar início aos trâmites foram entregues à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em fevereiro deste ano. Porém, o estado ainda aguarda a licença de instalação que é emitida pela prefeitura do município. Ela é necessária para obter autorização de funcionamento do governo federal.
Enquanto aguarda, o governo do estado já autorizou, por meio de uma lei estadual, a criação da empresa Porto Petrolina S/A, que será responsável pela operação. “Quando estiver operando, o equipamento dará ainda mais dinamismo à região, integrando-se à hidrovia do São Francisco”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Marcio Stefanni Monteiro.
O início da operação do terminal portuário é uma necessidade da região, já que muitas empresas estão chegando ao município. Apenas nesta semana, três empresas (São Francisco Têxtil, Costa Dourada e Bira Comércio de Peças e Serviços) adquiriram áreas no Distrito Industrial de Petrolina. Juntas, as empresas pretendem investir R$ 102 milhões, com expectativa de gerar 1.202 empregos diretos.
A São Francisco Têxtil faz parte do grupo paulista Covolan Jeanswear, que atua no município há dez anos. Eles adquiriram uma área de 16 hectares onde irão construir a mais nova fábrica do grupo. (Fonte: DP)
A prefeitura tem q ta chamando atencao negativamente! LIBERA A LICENÇA SR PREFEITO
AGORA SIM O DE JUAZEIRO NÃO SAI MAIS NUNCA DO PAPEL, POIS A FERROVIA DE LA FOI DESATIVADA, ASSIM COMO A CIDADE ESTÁ TODA DESATIVADA
Será que a prefeitura vai liberar? Se não liberar ela vai ter justificativas para dizer que o Estado não investe na cidade. Se entregar, acaba o argumento do prefeito contra o Estado.
Alguém acha que isso vai sair? Eduardo Campos já tem 7 anos de governo e ainda não instalou o Centro Tecnológico de Petrolina (o único que ainda não saiu); nem a Escola Técnica Estadual, nem a nova rodoviária,nem o novo porto, nenhuma rodovia duplicada, nenhum viaduto, nenhum hospital, nenhum grande colégio, nenhuma grande indústria, nenhuma ferrovia, nada. E achar que em seu final de governo vai fazer alguma coisa?