O governador eleito de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) tomará posse nesta quinta-feira (1º) em uma cerimônia discreta em homenagem à memória do padrinho político Eduardo Campos, que faleceu em agosto em plena campanha presidencial. Neste ano, por exemplo, o PSB não organizará caravanas para atrair a militância até o Recife. “Vamos fazer uma posse simples, mais para cumprir o rito”, já declarou Câmara. O futuro governador seguirá a pé até o Palácio do Campo das Princesas.
Paulo Câmara sairá de casa às 14h30, acompanhado da futura primeira-dama Ana Luiza Câmara, do vice Raul Henry (PMDB) e da esposa deste, Luiza Nogueira Feitosa. A comitiva será conduzida pelo chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti.
O futuro governador chegará a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por volta das 15h. Ele será recebido por uma comissão suprapartidária de deputados estaduais que o conduzirá para compor a Mesa ao lado do presidente da Casa, o deputado Guilherme Uhoca (PDT), e do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves.
Após a execução do Hino Nacional, Câmara presta compromisso às Constituições do Brasil e de Pernambuco e assina o Termo de Posse lido pelo primeiro-secretário da Alepe, João Fernando Coutinho (PSB). Após um breve pronunciamento de Guilherme Uchoa, Paulo fará seu primeiro discurso como governador de Pernambuco no plenário do Legislativo.
Por volta das 16h15, seguirá a pé pela Ponte Princesa Isabel, reproduzindo o gesto realizado por Eduardo Campos em 2010 e por João Lyra Neto (PSB) ao tomar posse. Já na Praça da República, ele passa em revista a Segunda Guarda-de-Honra, que reúne integrantes da Polícia Militar do Estado.
Transmissão de cargo
No Palácio do Campo das Princesas, Câmara será recebido por João Lyra Neto e pela esposa Leila Queiroz no gabinete do governador. Os dois farão a cerimônia de Transmissão de Cargo na frente da sede do Executivo Estadual.
Como não tem vice, Lyra Neto assinará os Termos de Transmissão de Cargo de Paulo Câmara e de Raul Henry. Depois, o novo governador acompanha o caruaruense até o seu carro, retorna ao palco e profere o segundo discurso, agora para a população que acompanhará o evento. Câmara receberá os cumprimentos pela posse nos jardins do Palácio após a cerimônia. As informações são da Secretaria Estadual de Imprensa.