‘Posto Legal’ fiscaliza estabelecimentos em Jacobina e Capim Grosso

por Carlos Britto // 30 de outubro de 2024 às 08:40

Crédito: DPT/divulgação arquivo

Um posto de combustíveis de Feira de Santana (BA) foi flagrado pela Operação ‘Posto Legal’ vendendo gasolina adulterada, com teor de etanol muito acima do estabelecido pela legislação. Em um tanque, havia 56% de etanol na gasolina comum, e em outro, de gasolina aditivada, o teor de álcool era de 55%. De acordo com a legislação, o teor de etanol permitido na gasolina pode variar entre 26% e 28%. O estabelecimento teve a sua inscrição no ICMS suspensa pelo fisco estadual, ficando impedido de operar, e sofreu sanções pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Outro posto, em Riachão de Jacuípe, foi interditado por estar funcionando sem autorização da ANP. A operação Posto Legal, que tem o objetivo de aferir o cumprimento dos requisitos de qualidade e quantidade na comercialização de combustíveis ao consumidor baiano, entre outros tópicos, está fiscalizando esta semana 56 postos de combustíveis nos municípios de Feira de Santana, Jacobina, Capim Grosso, Riachão do Jacuípe, Conceição do Coité, Serrinha, Santa Bárbara, Várzea da Roça, Ourolândia e Serra Preta.

Além da ANP e da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), participam desta etapa da operação o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).

Como denunciar

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (Interior) e ainda no endereço www.disquedenuncia.com/denuncie-aqui/operacao-posto-legal/.

‘Posto Legal’ fiscaliza estabelecimentos em Jacobina e Capim Grosso

  1. Vivemos sendo lesado a todo momento. Compra combustível adulterado que não produz o desempenho correto e ainda pode ferrar com o motor do veículo. Essa fiscalização deveria ser permanente.

  2. Daniel disse:

    Pq em Petrolina não fazem este tipo de fiscalização…?

  3. Daniel disse:

    Pq em Petrolina não fazem este tipo de fiscalização…?

  4. daniel disse:

    Deveriam fazer esta fiscalização em Petrolina…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários