Segundo o calendário nacional, as Secretarias de Saúde de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) realizarão neste sábado (17) o Dia ‘D’ da campanha contra a poliomielite e sarampo. Na cidade petrolinense os pais devem levar seus filhos de 1 ano e menores de 5 aos postos de saúde das 8h às 17h (na zona urbana) e das 8h às 13h (na zona rural).
A unidade de saúde que fará a abertura oficial do dia de grande mobilização é a Bernardino Campos, no Bairro Vila Eduardo, zona leste. Por isso, a Prefeitura de Petrolina convoca todos os pais para vacinar seus filhos, garantindo a proteção contra a pólio e o sarampo – doenças que já haviam sido erradicadas do Brasil, mas voltaram a ter registros de casos em algumas regiões do país.
Até a manhã desta sexta-feira (17) foram registradas na cidade 3.077 doses de vacina aplicadas contra pólio e 2.982 de tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A meta é imunizar pelo menos 95% das 22.550 crianças que fazem parte do público-alvo do município, até o dia 31 de agosto.
Juazeiro
Em Juazeiro, os pais devem levar os pequenos aos postos de saúde mais próximos de suas residências, das 8h às 13h. Na cidade a meta da campanha é imunizar 14.745 crianças, sendo que 1.953 já foram vacinadas com cobertura de 13,24%.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta ressalta: “O sarampo é uma doença contagiosa que pode ser transmitida através da fala, tosse e do espirro. Já existem casos comprovados de sarampo no Amazonas e Roraima, e estas cidades passam por uma epidemia. Não há registro de poliomielite, mas é importante vacinar como medida preventiva. Mesmo com a caderneta de vacinação em dia, solicitamos aos pais e responsáveis que levem as crianças na faixa etária preconizada até uma unidade de saúde para que esta seja imunizada”.
A campanha em Juazeiro teve início no último dia 6 de agosto e a Secretaria da Saúde do município segue com o calendário de vacinação até 31 de agosto, com disponibilização da vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Secretaria de Saúde ressalta ainda a importância da criança ser levada por uma pessoa maior de idade, e é importante portar a carteira de vacinação da mesma.