Será aberta nesta terça-feira (15), às 9 h, em Juazeiro (BA), a Pré-Conferência Juventude Negra e Educação. O encontro ocorrerá no auditório da Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (Codefas), localizado na Rua Lafaiete Coutinho, 454, Bairro Piranga, e pretende discutir questões sobre garantia da justiça social por meio de políticas de promoção da igualdade racial em áreas prioritárias – a exemplo da educação.
Participarão da mesa de debate a diretora de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Luana Rodrigues; Kauã Barros, diretor de Políticas para a Juventude; e a afro embaixadora do grupo Encrespa, Mara Clara Andrade.
O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES) e Conselho da Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), tem a tarefa de traçar um panorama sobre a realidade da juventude negra de Juazeiro, apontar ações que devem ser adotadas pelo governo municipal e indicar delegados/as para a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, prevista para acontecer nos dias 27 e 28 de maio. O tema será ‘igualdade e democracia: reparação e justiça racial’.
É importante observar que a juventude negra é o grupo da população brasileira mais vulnerável à violência. Ao mesmo tempo que ocupa, no mercado de trabalho, as funções menos qualificadas, é também o contingente populacional com alto índice de desemprego que vive em áreas periféricas carentes de intervenções públicas, desde saneamento básico a áreas de lazer. Segundo o Índice de Vulnerabilidade da Juventude Negra à Violência, a Bahia lidera o ranking nacional do Estados com os maiores índices de mortalidade, com 0,742 seguido – por Alagoas com 0,609, Rio Grande do Norte (0,575), Sergipe (0,575) e Ceará (0,553).