Numa época em que os pré-vestibulandos estão vivenciando os últimos 3 meses de preparação para o Enem, o BioS Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) estão realizando a Gincana BioS Solidário, oportunizando momentos de solidariedade, alegria e partilha de afeto. Todas as tarefas da gincana são realizadas sem comprometer o tempo de aulas e estudos, explicou a diretora do BioS, Professora Hermiete Saraiva, enfatizando que “fazer o bem, faz muito bem”.
Dentre as tarefas da gincana, o destaca vai para a doação de sangue no Hemope ou Hemoba (250 pontos para cada membro da equipe), doação de agasalho/cobertor, arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal. Tudo o que for recolhido será doado nas instituições filantrópicas de Petrolina e Juazeiro.
A Professora Mary Ann Saraiva, diretora financeira do BioS, destacou que a premiação geral da gincana, na forma de bolsas de 50% para Revisão Enem (Pré-vestibular e BioS Medicina) e Revisão SSA (Turmas SSA 1 e SSA 2, para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio), envolve mais de R$ 10 mil em prêmios para os estudantes nas 3 modalidades. “Muito mais que uma competição, estamos possibilitando vivências marcantes, como a doação de sangue. Nossos alunos que desejam a área de Saúde, porque querem salvar vidas, já estão salvando, desde já”, pondera.
Opção
A vestibulanda Aline Barreto, que é de Salgueiro (PE) e estuda no BioS Petrolina, agradeceu ao cursinho pelo incentivo na doação sangue, registrando que optou, também, para ser doadora de medula óssea. “A gincana por despertar esse sentimento, faz com que pequenos gestos gerem grandes emoções e transformações. Professora Mary Ann disse que os alunos estão cheios de Ocitocina, hormônio que liberamos quando temos atitudes solidárias. É uma molécula necessária para a aprendizagem de longo prazo e para autoconfiança”, afirma.