Prefeita de Jacobina se nega a implantar central de regulação do Samu e ambulâncias serão devolvidas ao SUS

por Carlos Britto // 07 de maio de 2012 às 08:00

Representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde da Bahia informaram no sábado (05), durente seminário realizado em Jacobina, no Norte da Bahia, que as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), entregues à Prefeitura daquele município no ano passado, serão devolvidas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As ambulâncias que ainda se encontram em Salvador, mas que oficialmente pertencem a Jacobina e deveriam servir a mais 8 municípios, serão devolvidas ao SUS, porque a prefeita Valdice Castro (PP), não aceita implantar a Central de Regulação do SAMU 192 na sua cidade.

Com a devolução das ambulâncias, além de Jacobina vão ficar sem o Samu, os municípios de Varzea Nova, Capim Grosso, Miguel Calmon, Piritiba, Nova Fátima, Uibai, Mundo Novo e Varzea da Roça.

Prefeita de Jacobina se nega a implantar central de regulação do Samu e ambulâncias serão devolvidas ao SUS

  1. Raimundo disse:

    Veja o que ela não aceitou também “Ela não aceitou a Central de Regulação, a UPA, a UTI Móvel e o Lacen, embora tenha recebido recursos do governo para a realização”

  2. Dreda disse:

    O que levaria uma gestora pública a uma decisão dessas? Por acaso ela dona de hospital particular ou de funerária?

    1. Laert disse:

      Deve ser algo REGIONAL, e não local…
      Entendeu?

  3. Humberto disse:

    Seria interessante ouvir a Prefeita, não acham? Dentre as perguntas a serem feitas pra ela: Como anda o orçamento do município no tocante à LRF 101/2000? Seria possível a tal implantação sem ferir a citada lei?

    Ah, também sou Petrolinense!

    1. Humberto disse:

      Implantar seria até, relativamente, fácil. A bronca de todo gestor público é a manutenção.
      Com a palavra, a Prefeita!

  4. costa disse:

    É lamentável que nosso país ainda hoje permita que analfabeto seja candidato e que a população chegue a da o direito de administração pública a essa pessoa , sem conhecimento ou esclarecimento do andamento das coisas durante o decorrem de anos e anos(só uma critica pois sabemos que não é mais possível).
    Só sendo uma pessoa alienada que tem uma posição dessa, ou mesmo um analfabeto que não ler e não entende bem as coisas pelo fato da dificuldade da leitura e mesmo assim hoje não existe mais quem não entenda o que o mundo ta tendo em inovações, entre elas o SAMU que trás de beneficio para a população,além do atendimento móvel a comunidade tem orientação através do 192 falando como o médico regulador, quando não é necessario o atendimento em unidade hospitalar ,sem contar com a segurança de um atendimento de profissionais qualificados e capacitados para um bom atendimento a seu paciente.
    Fico com muita pena da população de Jacobina por não terem direito a um serviço de nível nacional de alta complexidade,e por ter um ser sem capacidade de administração,e também dos outros municípios que essa prefeita está prejudicando.Seria muito bom que todos os prefeitos dos demais municípios tomassem uma atitude para defender o direito de cada pessoa residente neste municípios prejudicados.
    É prefeita tem que sim informar, que SAMU significa Serviço de Atendimento Móvel de Urgência., é o minimo que a senhora deveria saber, mais será que sabe?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários