O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Roberto Ferreira Lins, concedeu liminar autorizando a prefeita de Pesqueira, Agreste de Pernambuco, Cleide Oliveira (PRB), a permanecer no cargo até o Pleno da instituição julgar o mérito do recurso.
Cassada no final de 2009, sob acusação de compra de voto nas eleições 2008, Cleide entrou com uma ação cautelar para reverter a decisão.
A liminar frustrou a chance do ex-prefeito Evandro Chacon (PSB) de assumir o Executivo municipal pela terceira vez, amanhã (07), como havia determinado o juiz eleitoral de Pesqueira, André Carneiro de Albuquerque Santana.
O relator do recurso da prefeita será o desembargador eleitoral substituto Antônio de Melo e Lima. Ele fica no TRE até o desembargador do Tribunal de Justiça (TJPE) Sílvio Beltrão assumir a vice-presidência, em fevereiro. Mas, como o TRE está de recesso e só retorna às atividades amanhã, o regimento interno diz que cabe ao presidente a tarefa de conceder liminar nestes casos.
Evandro Chacon – que estava cauteloso desde a decisão de primeira instância – não se mostrou surpreso. “Já esperávamos a cassação da cassação. Os advogados alertaram que era praxe conceder este tipo de liminar. Mas sabemos que o nosso direito é forte”, disse.
JÁ VI ESSA HISTÓRIA ANO PASSADO EM AFRÂNIO, ONDE O JUIZ FOI IMPEDIDO DE CASSAR O PREFEITO CARLOS FERNANDES , ACUSADO DE ABUSO DE PODER E COMPRA DE VOTOS. NÃO DÁ PARA CONFIAR NO TRE DE PERNAMBUCO!