Ungido pelo Governo do Estado, o prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, José Patriota (PSB), foi eleito, na segunda-feira (18), o novo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Em votação realizada ao longo de todo o dia de ontem, o socialista conquistou todos os 110 votos dos gestores que participaram do pleito, que contou com chapa única costurada pelo Palácio do Campo das Princesas. A eleição contou com uma abstenção de 60 chefes de executivos municipais.
José Patriota chega à Amupe com a missão de defender bandeiras erguidas pelo governador Eduardo Campos (PSB), como a revisão do pacto federativo. O prefeito de Afogados da Ingazeira, com a presidência da instituição, terá cadeira em fóruns nacionais, a exemplo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
“O município é o ente federativo que tem mais responsabilidades e o que recebe menos recursos. Precisamos rever, reelaborar o pacto federativo. É nos municípios onde a vida acontece, onde estão os problemas que mais afetam a população”, destacou José Patriota.
O socialista substitui Jandelson Gouveia (PR) na presidência da Amupe. O republicano teve como principal bandeira de gestão a luta pela reposição das perdas provocadas pela queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nos dois primeiros anos do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Patriota promete ir além nesse debate. (Fonte: Folha de Pernambuco)