Nessa terça-feira (10), o prefeito de Ipubi (Sertão do Araripe), Chico Siqueira, emitiu uma nota de esclarecimento sobre a operação realizada pela Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) no município. A ação, que investiga crimes contra a administração pública, envolveu a coleta de documentos na sede da prefeitura e na residência do gestor.
O prefeito e os servidores municipais estão colaborando plenamente com as autoridades e garantiram a entrega imediata de todos os documentos solicitados. Chico Siqueira destacou que não há ações criminais em curso contra ele, apenas investigações. Além disso, repudiou tentativas de uso político da operação na propagação de informações falsas.
Entenda o caso
A Operação “Mãos Fechadas”, deflagrada pela PF e CGU, investiga um esquema de corrupção em Ipubi (PE), onde empresas ligadas a agentes públicos teriam sido beneficiadas em contratos com a prefeitura entre 2017 e 2023, movimentando cerca de R$ 12 milhões. A operação apura crimes como corrupção, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 42 anos de prisão.