Lóssio sanciona lei que proíbe cobrança de estacionamento

por Carlos Britto // 14 de setembro de 2009 às 22:23

RIVER SHOPPINGOs petrolinenses estão livres da taxa de estacionamento no River Shopping. Pelo menos por enquanto.

O prefeito Júlio Lóssio sancionou hoje (14) a Lei nº 2.219/2009, que proíbe a cobrança em estacionamentos nas instituições financeiras, shoppings, supermercados, casas de diversão, instituições de ensino, estádio de futebol e estabelecimentos comerciais.

O Projeto de Lei é de autoria dos vereadores Márcia Cavalcante, Maria Elena, Dr.Pérsio Antunes, Osório Siqueira, Alvorlande Cruz e Ibamar Fernandes. Nesta terça (15) o prefeito Júlio Lóssio concederá uma coletiva à imprensa em seu gabinete, sobre o assunto.

Lóssio sanciona lei que proíbe cobrança de estacionamento

  1. RICARDO FREIRE disse:

    QUE BOM ,AGORA É BOM QUE ESSA LEI SEJA VALIDA PARA QUANDO HOUVER FESTA DA PREFEITURA COMO SÃO JOÃO E ETC NÃO SEJA COBRADO 5 REAIS PARA ESTACIONAR O CARRO NO ” TERRENO OU NO MEIO DA RUA” COMO É COBRADO POR SEGURANÇAS QUE NINGUEM NÃO SABE NEM QUEM É E QUE QUAND VOLTAMOS DAS FESTASPARA IRMOS PARA O CARRO NA MAIORIA DAS VEZES NÃO TEM NENHUM SEGURANÇA .

  2. Fabiano disse:

    No shopping até vai funcionar, agora em eventos duvide. E a culpa não é dos politicos não, é do prorpio cidadão que parece que tem medo de exigir seus direitos…. Pergunto quantos estutandes tem coragem de EXIGIR que lhes seja cobadrada a metade de ingressos em eventos??? eu falo metade, por que o estudante chega na bilheteria de algum evento pergunta quanto é inteira o cara da bilheteria fala que é 20 reais, ai o estudante pergunta quanto é metade pra estudante, o vendedor fala que é 15 reais, o estudante vai e paga, NÃO É FAVOR nÃO PESSOAL, se inteira é 20 meia é 10, tenha atitude de exigir o direito que é de voces, E ESSE DIREITO NÂO VALE APENAS PARA A HORA DOS EVENTOS NÃO, . PELA LEI O ESTUDANTE TEM DIREITO DE COMPRAR ENTRADAS ANTECIPADAS PELA METADE DO VALOR, E NÂO TEM ESSA DE INGRESSOS LIMITADOS PARA ESTUDANTE NÃO, TEM QUE SER MEIA DE TODO JEITO, FAÇAM O TESTE, JA ACONTECEU COMIGO< EU CHAMEI A POLICIA QUE ESTAVA AO LADO E FOI RESOLVIDO, sem alvoroço algum, APENAS O POLICIAS EXIGIU DOS ORGANIZADORES q

  3. FABIANO disse:

    e pronto, paguei realemnte metade!!

  4. Maria Anita Araujo disse:

    é gente parece que a nova petrolina esta chegando; vcs acham que fbc teria coragem de sancionar esta lei^?

  5. Judeu disse:

    Observacao :A prefeitura pode cobrar ZONA Azul? Porque o shopping nao pode cobrar estacionamento??? Afinal a propriedade da terra é do shopping….ao contrario da prefeitura que é resposavel pela via publica mas nao sua dona!!!

    Nao sou dono do shopping entretanto…Me parece meio hipocrita o governo cobrar sem oferecer servico e o shopping nao poder cobrar mesmo oferecendo um servico de qualidade!!!!

    Pergunta: Porque um banco pode cobrar juros e aquele que empresta dinheiro é agiota?

    O mercado tende à auto regulacao …..permita que cobrem …. cabe a nos consumir ou nao …

  6. Solução disse:

    Judeu, meu filhoi, isso não é problema,á e iz a administração o shopg que vc não vai obe, porque vc que pagar estacionamento. Para seu governo, aquela área pertence ao patrimônio da união. Tudo que está implantado naquela área foi por meio de aforamnto. Se orienta rapaz!!!!

  7. SEU ZÉ disse:

    ESTÁ DE PARABÉNS A VEREADORA MÁRCIA CAVALCANTE, AUTORA DO PROJETO E TODOS OS VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR, E PARA QUEM NÃO SABE, O TERRENO DO SHOPPING FOI DOADO PELO MUNICÍPIO, PORTANTO O SHOPPING JÁ FOI BENEFICIADO.

  8. BEM ATENTO disse:

    A guerra judicial vai começar. Com certeza a direção do River Shoping vai contestar na justiça, até pq se a prefeitura cobra dos cidadãos a zona azul, pq o shoping não cobra estacionamento? Mas (sempre o mas), esperamos que a população seja defendida e que esta lei seja pra valer mesmo.

  9. José Florencio disse:

    Essa lei municipal não vai ter vida longa, se o shopping não aceitar e recorrer ao Judiciário. Não é uma questão de ser contra ou a favor. O entendimento é de que somente a União pode legislar sobre questões do direito de propriedade e de intervenção no domínio econômico. Portanto, somente uma lei federal poderia impor a gratuidade do estacionamento, nesse caso. Há shopping centers que cobram, outros não. Os Poderes legislativos dos Estados e Municípios teem feito tentativas no sentido de fazer valer a gratuidade, mas, até onde tenho conhecimento, os projetos e leis não vingaram, vez que se trata de matéria privativa da União.
    Existem projetos sobre o assunto na Câmara Federal, mas até agora nossos representantes não se dignaram a resolver o assunto.
    Para nós sobram a controvérsia e possivelmente o pagamento!

  10. PROFESSOR DE MATEMATICA disse:

    Fui comprar o ingresso pra uma festa e o cara lá “daquele posto” falou que como era festa de CAMISA não tem metade pra estudante!!! O direito do estudante é de meia entrada em qualquer festa, sem falar das vezes que o estudante é ridicularizado pelo porteiro como já aconteceu “naquele cinema” ao apresentar a carteira de estudante!
    Meia entrada pra estudante não é um favor, é um direito, que os desavidados saibam disso!

  11. Watergate disse:

    APOSTO quanto quiserem, que essa lei cai na primeira liminar.

  12. gringo disse:

    Como pode a prefeitura cobrar zona azul e o shopping não poder cobrar o estacionamento dentro de seu terreno, ou a zona azul não pertence a prefeitua ou o terreno do shopping não pertence ao shopping……..rsrsrsrsrs.

  13. Marciano disse:

    Em Salvador a taxa não é cobrada, através de uma lei , se não me engano estadual… não lembro direito, mas o entao deputado estadual João Henrique (hoje prefeito) entrou com liminar na justiça e proibiu que os shoppings de salvador cobrassem.. e ate hoje nao se paga

  14. Judeu disse:

    Bem , Caso tenha ocorrido uma doacao tudo bem , ai realmente nao me parece justo ….agora afinal ….entrem em acordo Solucao e Bem Atento o doador foi o municipio ou a uniao????? e por ultimo Ta doado!!!! o que voces desejam partindo do principio de que agora a area é de prorpiedade privada?

  15. Liga da Justiça disse:

    Em Salvador, pela Lei Municipal nº 6.994/2006, é permitida a cobrança de estacionamento pelos Shoppings, desde que atendidas várias exigências. Uma delas diz que o estabelecimento tem que oferecer uma vaga gratúita para cada 18 m² de área construída.
    Caso a nossa lei, ora sancionada pelo Prefeito, contenha tal dispositivo, a situação será a seguinte: o River possui 26.000 m², devendo, pois, oferecer 1445 vagas gratúitas. Apenas a partir da vaga 1446 poder-se-ia cobrar o estacionamento.
    Mas o fato é que o River possui 1200 vagas, 245 abaixo do obrigatório.

  16. watergate disse:

    não e porque o terreno fol ‘doado’ Que a prefeitura tem algum direito sobre tudo o que e feito ali. Afinal o shopping também paga impostos e muito. Por isso recebeu esse presentinho

  17. Liga da Justiça disse:

    Em Salvador, pela Lei Municipal nº 6.994/2006, é permitida a cobrança de estacionamento pelos Shoppings, desde que atendidas várias exigências. Uma delas diz que o estabelecimento tem que oferecer uma vaga gratúita para cada 18 m² de área construída.
    Caso a nossa lei, ora sancionada pelo Prefeito, contenha tal dispositivo, a situação será a seguinte: o River possui 26.000 m², devendo, pois, oferecer 1445 vagas gratúitas. Apenas a partir da vaga 1446 poder-se-ia cobrar o estacionamento.
    Mas o fato é que o River possui 1200 vagas, 245 abaixo do obrigatório(para aquele dispositivo).

  18. Eu disse:

    Eita que o povo fala o que não sabe!!!

    A Zona Azul foi criada não só em Petrolina, como em grandes Pólos do Nosso Brasilzão, para haver um rodízio de vagas.

    Para entender melhor, a zona azul foi criada para que houvesse uma maior rotatividade dos carros estacionados no centro da cidade.

    Para quem não é de petrolina, me lembro que em meados de 96 eu não tinha nem 10 de anos de idade direito, e todo dia ia ao centro para almoçar. Eu tinha que descer do carro, enquanto minha mae dirigia para procurar vaga, em certas ocasioes ja ocorreu de ficar de 40 minutos a 1 hr para achar uma vaga para estacionar o carro para somente almoçar e voltar ao trabalho.

    Hoje se todos verem a situação é outra, você quer ir ao centro, pode ir que hoje você encontra vaga sem problema!!!

    Mas como eu disse, PARA QUEM MORA AQUI a muito TEMPO sabe o quanto era dificil ESTACIONAR no centro de Petrolina.

  19. lucia disse:

    Valeu prefeito e vereadores,parabens a todos, finalmente faz valer a
    lei .Acho que já pagamos muito caro o que compramos shoppings
    ainda pagar estacinamento! Tenha dooooooooooo!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários