Prefeitos de vários municípios da região norte da Bahia visitaram hoje (7) a obra de construção da Policlínica Regional que está em andamento em Juazeiro (BA). Em estado bastante avançado, a unidade tem previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2019, segundo o engenheiro responsável pela obra.
Participaram da comitiva os prefeitos Paulo Bomfim (Juazeiro) Ana Passos (Sento-Sé), Enilson Rodrigues (Campo Alegre de Lourdes), Zé Filho (Remanso), Genário Rabelo (Canudos). Na ocasião, o engenheiro responsável pela execução Marcelo Alves, apresentou para os visitantes todos os espaços do equipamento e o status atual de andamento da obra.
“A obra está 75% concluída e a nossa meta é ampliar essa estatística para 90% até o final do mês, para que ao final de janeiro e início de fevereiro de 2019 possamos entregar para o governo do Estado equipar e inaugurar”, destacou o engenheiro Marcelo Alves.
Policlínica Regional
Orçada em R$ 22 milhões, montante que é dividido entre a administração estadual (40%) e os municípios que integram o Consórcio Regional de Saúde (60%), o equipamento está sendo construído em uma área predial de aproximadamente 3 mil metros quadrados (m²), que está sendo beneficiada com serviços de urbanização, estacionamento, acessibilidade, arborização, redes de interligação de água, esgoto, drenagem e energia elétrica.
As policlínicas regionais têm como finalidade realizar o atendimento mediante agendamento pela Secretaria de Saúde local. Não atendem urgências e emergências ou outros tipos de demandas espontâneas. Após uma consulta no posto de saúde e o médico identificando a necessidade de uma consulta com especialista, a Secretaria faz o agendamento na Policlínica e então é realizado todo o acompanhamento do paciente. A Região de Saúde de Juazeiro é formada por 10 municípios, e todos aderiram ao Consórcio Público para implantação da policlínica, que atenderá uma população de 544 mil habitantes.