A Secretaria de Saúde de Araripina (PE), Sertão do Araripe, está intensificando ações de combate às muriçocas. Após concluir a carbonização hidrotermal no canal São Pedro, o trabalho está sendo realizado através de pulverizadores costais, coordenado pelas vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município.
A ação de borrifação costal é feita em terrenos baldios, prédios antigos e árvores – esconderijo diurno dos pernilongos. Essa medida serve para evitar a proliferação tanto da larva quanto do inseto adulto nos ambientes que não possuem manutenção diária. Vários bairros já foram atendidos e, segundo a Pasta, a previsão é que em duas semanas esse trabalho seja concluído em toda a cidade.
“Iniciamos a ação no canal São Pedro e agora estamos passando com o fumacê pelos bairros. Terminando essa etapa, voltaremos ao canal para fazer outros procedimentos. Já é possível identificar a diminuição do mosquito, e o trabalho permanece até que consigamos reduzir ao máximo a quantidade deles”, explica a secretária de Saúde, Roberta Falcão.