Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) devem atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) para evitar a suspensão do benefício, conforme exigências do INSS. Segundo portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os beneficiários têm um prazo de 90 dias para atualizar seus dados ou se inscrever no CadÚnico, se ainda não o fizeram.
A notificação bancária será o ponto de partida para a atualização, especialmente para quem não atualiza os dados há mais de 48 meses. Se o prazo não for cumprido, o crédito do benefício pode ser bloqueado em 30 dias. Em Petrolina, os beneficiários do BPC/LOAS podem realizar a atualização sem agendamento, comparecendo à Central do CadÚnico ou a qualquer CRAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O BPC/LOAS é um benefício assistencial equivalente a um salário mínimo, destinado a pessoas idosas (a partir de 65 anos) sem direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não possuem renda fixa. A renda familiar deve ser inferior a um quarto do salário mínimo para se qualificar.