Para potencializar a aplicação da vacina BCG (obrigatória para os recém-nascidos e protege contra a tuberculose), a Prefeitura de Petrolina ampliou os locais de atendimento a esse público no município. A partir de agora, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, e Ricardo Soares, na Cohab Massangano, a Dr. Gaudêncio – no Jardim Amazonas – também passará a ofertar o serviço.
Dessa forma, o cronograma será o seguinte: na UBS Ricardo Soares a vacina é administrada às sextas-feiras, durante todo o expediente da unidade; na Bernardino Campos Coelho o serviço continua sendo ofertado às quartas-feiras, também durante todo o dia; e no Jardim Amazonas acontece às segundas-feiras.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica que a intenção “é otimizar e melhorar o atendimento para que não haja desperdício de doses, além de proporcionar um ambiente com menos aglomeração de pessoas, garantindo mais agilidade no atendimento aos recém-nascidos. As crianças que nascem no (Hospital) Dom Malan continuam recebendo essa vacina dentro da maternidade”.