Por meio de uma nota enviada ao Blog, a Prefeitura de Afrânio, no Sertão do São Francisco, respondeu à vereadora de oposição, Marlene Perón, que havia criticado duramente a gestão da atual prefeita Lúcia Mariano. A vereadora havia chamado atenção, principalmente, para a falta de valorização com os professores da rede municipal, mas a administração esclarece.
Acompanhem:
A Prefeitura Municipal de Afrânio, por meio de sua Assessoria de Comunicação, vem a público, em virtude da matéria veiculada por esse Blog, sob o título: “Vereadora de Afrânio sai em defesa dos professores e ‘detona’ administração”, postado em 03/09/2015, às 10h32min, prestar os seguintes esclarecimentos:
1. A vereadora, Sra. Marlene de Perón, por razões alheias aos fatos, insiste em não reconhecer que a atual administração valoriza os profissionais da educação em nosso município, no que pese a redução dos recursos oriundos do FUNDEB e a grave crise que assola nosso país.
2. Para enfrentar a histórica desvalorização dos profissionais do ensino, nossa administração tem respondido com diálogo, planejamento e trabalho incessante, o que nos possibilita enumerar algumas conquistas: a) reajustes salariais acima da inflação; b) melhoria da infraestrutura das escolas, garantindo condições dignas de trabalho e um ambiente de melhor conforto para os educandos; b) melhoria na qualidade e segurança do transporte escolar; c) oferta de merenda escolar nutricionalmente equilibrada, dentre outras conquistas.
3. Frise-se, ainda, que num esforço sem precedentes, os professores tiveram seus vencimentos reajustados em 13%, preservação do plano de carreiras que possibilita incremento na remuneração de até 35%, gratificação de até 25% por tempo de serviço e mais: para aqueles, em efetiva regência escolar, gratificação de 33,33%! 4.0 Às palavras vazias, respondemos com ação e trabalho!
Afrânio, em 04 de setembro de 2015.
Prefeitura Municipal de Afrânio/Assessoria de Comunicação
E o concurso para professor? Que foi cancelado e até hoje ninguém recebeu de volta o valor das inscrições pagas.
Não sei a que professores foram pagos o reajuste e a graticação de 33,33% . Porque eu sou professora concursada de Afrânio e não recebi nem um real de aumento. Só acho deveria haver mais verdade.
A administração pública é regida por princípios e um deles, o da publicidade, remete a divulgação de todos os atos governamentais ao longo da gestão. Então, é de suma importância ler que a Prefeitura Municipal de Afrânio respondeu as críticas da Vereadora Marlene de Peron, afinal de contas, a representante do povo na Casa Major Agostinho deixou claro que a valorização dos professores não está acontecendo. Confesso que achei a nota rala demais para o tamanho da crítica feita pela vereadora e digo que é rala apontando mais uma questão ao debate: A professora Marileide Santiago postou na sua página pessoal do Facebook seu contracheque. Isso mesmo a professora expôs sua vida financeira para dizer a todos que é uma lástima os vencimentos de uma professora com Ensino Superior, com qualificação, com vontade de trabalhar e profissional de mão cheia. Então na nota faltou a prefeitura apresentar dados, dizer mais, falar quando e como deu os aumentos que a nota apontam. Mas, como isso não aconteceu, vou permanecer do lado da professora Marileide Santiago e todos os professores.
Outra coisa, essa mesma semana outro vereador de Afrânio denunciou que a prefeitura andando na contramão da história criou mais 46 cargos comissionados e não vi nota nenhuma, o que houve? o peso muda? as justificativas não existe ou existe?
André, a paixão política fala mais alto do que a verdade. Todos em Afrânio sabem que você fez parte da administração desastrosa de 2009 a 2011 que deixou o município de Afrânio desnorteado. Agora antes de comentar idiotices pegue o projeto de lei e a lei e confira no que nela está escrita, para não estar falando besteira e querendo se amostrar, talvez com saudade do cargo que exerceu naquele período. Você sabe mais de que qualquer pessoa que todas as prestações de contas do seu ex-prefeito foram REJEITADAS, tanto pelo TCE quanto pela Câmara Municipal com exceção dos vereadores de oposição que tentaram aprovar todas as contas “SUJAS” jogando a sujeira embaixo do tapete. Nesta quinta-feira passada a última prestação de contas REJEITADA, referente ao exercício de 2012, E SEUS VEREADORES DE OPOSIÇÃO TENTARAM MAIS UMA VEZ EM VÃO APROVAR AS SUJEITAS DE UM ROMBO DE QUASE 2.000.000,00 (DOIS MILHÕES DE REAIS).
André porque você juntamente com os vereadores de oposição não denunciaram seu ex-prefeito de um desvio de 1.875.000,00 (um milhão oitocentos e setenta e cinco mil) no ano de 2011 do FUNDEB, dinheiro dos professoes????????????????
Meu Caro ou Minha Caríssima Funcionária (o) da Prefeitura. Antes de entrar no bojo da discussão respondendo suas indagações gostaria de saber se você sabe a diferença entre o homem e o rato? Bem, a diferença é simples: os ratos vivem no submundo e apontam seus questionamentos mas não tem coragem de expor seu nome no blog.
Agora, respondendo seu questionamento minha resposta é bem simples pois participei não só da gestão 2009/2011, tida para você como desastrosa, antes, participei também das gestões anteriores e a gestão “desastrosa” que ora você aponta foi a continuação das duas anteriores, ou você não sabia disso? Claro que sabe. A diferença é que não nego minha participação em nenhuma dessas três gestões e elas estão em meu currículo lattes. O segundo ponto é chamar-me de amostrado. Veja bem, a vereadora Marlene de Peron publicou a matéria, vocês responderam com um texto pobre e ralo, eu comento e sou amostrado? isso é justo? Lógico que não, afinal, meu texto é incoerente? Onde? Aponte. Vocês de fato estão valorizando nossos professores?
Quanto as questões das prestações de conta rejeitadas, isso é uma questão da administração. Nunca fui administração, fui educação, fui do Departamento de Acompanhamento Pedagógico. Mas por que você não citou que as duas gestões anteriores também teve contas com ressalvas? Mais um posicionamento: não cabe a mim dizer, pontuar ou acusar ninguém, não sou juiz, não estive na administração direta, nem exerci cargo de comissão ligo a valores, antes, apenas ao trabalho, a parte prática da coisa. A equipe da qual participei tem serviço prestado a essa municipalidade e fizemos história.
Houve rombo de 2 milhões de reais do FUNDEB? Você tem todos os documentos necessários para provar o que diz? Então por que você mesma ou mesmo não apresenta uma queixa crime na Polícia Federal? Eu não tomei conhecimento de forma real, apenas daquilo que vocês publicam nas mídias da região. Portanto, sou impedido. Mas faça isso. A sociedade somos todos nós. Agora aproveita e denuncie as mazelas que ainda existem em Afrânio, responda as denúncias feitas por Vavá do Pipa, por Marlene de Peron. Com certeza meu amostramento é algo real já seu questionamento é duvidoso.
Mas um apontamento importante, já que estamos falando de valorização dos professores, quando entre 2009 e 2012 houve o excessivo número de demissões como agora está havendo? E atraso salarial? Vão querer colocar a culpa na conta de Dilma também? Claro que sim. Vocês nunca assumem suas incompetências, nunca assumem que estão fadados a mesmices, que estão ultrapassados e que vivem de um assistencialismo tosco e viciante. Incharam a Prefeitura a tal ponto que precisaram demitir antes de outubro como sempre acontecia. E o endividamento das famílias que viviam desses trabalhos?
Por fim, se você Funcionário padrão quer responder a alguém responda a todos os que comentaram nessa matéria, mas antes leia todos e veja se eles estão felizes e satisfeitos com a situação que ora se apresenta nos seu contracheques, nas suas vidas financeiras. Aí você vai ver que minhas indagações tem mais fundamento que as suas.
Saudações.
Esse tal funcionário deve ser um dos babões e puxa-sacos que costumam andar bajulando os chefões, chegando até a arrumar intrigas; tudo para garantir um emprego. Aqueles que se o deputado mandar comer merda, come. Seria melhor que procurassem estudar ou se qualificar para que possa conseguir em prego por mérito.
Valorização aonde mesmo? Até agora recebemos foi nada.
Formação para professores só mesmo a do Pacto, e isso só porque
tem bolsa. Reajuste até agora nada, sem falar no retroativo que foi se pelo ralo,e mesmo perdendo esse retroativo até hoje nada, o custo de vida já subiu várias vezes esse ano e nosso salário continua o mesmo do ano passado.
Então se nada existe segundo os leitores acima: “Cadê o dinheiro que estava aqui?”
Badeu
Procure ao ex-prefeito, ou então faça algumas consultas junto ao TCE-PE, MP- PE ou Mp-Federal, Justiça Federal, Tribunal de Justiça de Pe, Poder Judiciário de PE,etc, etc,…..que você verá.
E o que a prefeita faz com a verba dos professores, que desde janeiro entra na conta da prefeitura e até agora não vimos um real a mais em Bedeu? Você trabalha na prefeitura deve saber, né!
Para Bedeu não, desculpa! É para o funcionário da prefeitura essa pergunta acima.
Senhor funcionário da Prefeitura. O ex-prefeito deixou a prefeitura no final de 2012. Estamos falando da situação atual, que é bastante crítica para nós professores. A antiga gestão pode ter deixado buracos, mas nunca deixou acontecer isso com os professores. Além de pagar o reajuste aos professores tínhamos também um acréscimo que a gestão atual tirou assim que assumiu. Muito fácil falar dos outros quando o calo não dói em nosso pé.
Caro Funcionário, estamos falando do dinheiro do FUNDEB de 2015, nada a ver com gestão passada, agora você não tem argumentos verdadeiros então fique na sua. Pelo menos na gestão passada nunca ficamos sem receber o piso nacional e também nunca ficaram com o nosso retroativo, como está acontecendo nessa gestão. Se você não é professor e nem tem família nessa árdua profissão então converse com um, antes de postar delírios. Que até mesmo os professores dos cargos estão insatisfeitos, só podem é falar nada, tem que sofrer caladinhos, correndo o risco até de enfartar. E pra eles vou ser sincera: ACHO É POUCO!
O gato comeu.
O gato comeu!
Que nada prefeita, os professores aqui estão vivendo de enganação, você fez um acordo, fazendo com que abríssemos mão do retroativo de janeiro a julho do reajuste do piso nacional, prometendo pagar no final de agosto e mais uma vez nos enganou, o nosso salário é o mesmo do ano passado, não dá mais nem pra fazer uma feira, porque as coisas sobe todo dia, todo mês quando vamos fazer feira reduzimos os itens na feira e o valor é mais do que a anterior. Você quer que postamos o contra cheque?! Os professores contratados de Petrolina ganha mais do que um professor cursado a mais de dez anos em Afrânio! Abrem o olho, gente! Ano que vem tem eleição!
Ainda essa semana os contra cheque dos PROFESSORES DE AFRÂNIO estará nos outdoors em PETROLINA, aguardem!
Rombos para lá, rombos para cá, infelizmente notamos o quanto a política brasileira é suja!!! O pior é que muitas pessoas só pensam em si dar bem, esquecendo do próximo. A gestão anterior, deixou a desejar, a atual, fez foi piorar a situação, a anterior ao menos, bônus saiu, a atual, ficou um dinheiro da anterior Fundeb e sumiu, até o momento nada!!!Porque será que gostam tanto de política?Pode ter certeza dinheiro fácil demais…Cargos com salários gordo, e ,os professores coitados apenas 977. mensal .