As equipes de Serviços Públicos, SAAE, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Igualdade e Desenvolvimento Social e a Defesa Civil da Prefeitura de Juazeiro mobilizam-se em atendimentos de plantão para dar conta das demandas e executar os serviços de prevenção de alagamentos, após os dois dias intensos de chuva na região. Serviços como desobstrução de bueiros e limpeza de galerias já estão sendo feitos para facilitar o escoamento das águas pluviais. Os trabalhos contemplaram pontos da área central e das comunidades do Maringá e Mussambê.
Ainda na manhã de ontem (17), equipes da pasta de Serviços Públicos e do SAAE atuaram no trecho da Orla, onde está sendo executada a obra do projeto de requalificação do centro comercial. O grande volume de água acabou abrindo uma cratera, levando a uma interdição do local, mas o serviço está sendo agilizado para que o trecho seja liberado ao tráfego de veículos o mais breve.
O SAAE também realiza a limpeza da área, ficando para a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) a tarefa de reconstruir as caixas de passagem para poder refazer o calçamento. O setor de esgoto da autarquia trabalha com caminhões em pontos a cidade realizando a desobstrução das redes coletoras de esgotos nos bairros Itaberaba, Novo Encontro, Dom Jose Rodrigues, Palmares, Alto do Cruzeiro, Centro, Parque Residencial e João XXIII.
Serviços de varrição também estão sendo efetuados na área central pela Gerência de Limpeza da Sesp. Já a gerência de máquinas e equipamentos da secretaria realiza a limpeza do canal “Malhada”, sentido Barragem São Geraldo/bairro Novo Encontro.
Pontos críticos
A Defesa Civil está atendendo a todas as ocorrências em conjunto com a Sesp, identificando os pontos críticos de alagamento. As equipes estão realizando a limpeza geral dos canais, bueiros e galerias – os pontos mais obstruídos, identificados pelas rondas da equipe de Defesa civil. Também está sendo identificada a incidência de árvores caídas para que a retirada seja feita de forma segura, evitando riscos aos transeuntes. As informações são da assessoria da PMJ.
seria mais facil, nesse ponto ter um sistema de bombas automaticas com nivel, para evitar esse tipo de alagamento, e mais, caso nao montem, pelo menos, alguem da ordem publica, colocar cavaletes para evitar acidentes