As atividades da Mineração Caraíba, na região de Juazeiro (BA), poderão ser encerradas. A Resolução n° 68/2021, publicada no dia 4 de maio último pela Agência Nacional de Mineração (ANM), diz que o Plano de Fechamento de Mina (PFM) deve ser atualizado, por conta dos impactos socioeconômicos e ambientais resultantes da atividade de mineração.
O PFM é um documento obrigatório que toda empresa do setor de mineração deve apresentar aos governos municipal, estadual e federal, quando pretende se instalar numa determinada região, e também quando a atividade mineradora é encerrado. O documento deve mostrar os impactos durante e após a vida útil de uma mina e também uma maior segurança para a sociedade civil na sustentabilidade desses empreendimentos minerais.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e da empresa Mineração Caraíba estiveram reunidos para discutir a parceria desenvolvida entre a Prefeitura de Juazeiro e a empresa quanto a soluções para desenvolvimento econômico e socioambiental de comunidades da zona rural vizinhas à área da mineradora, para compor a atualização do PFM.