Populaçãom e turistas que estavam ansiosos por notícias sobre o Carnaval 2023 de Juazeiro (BA) já podem comemorar. A prefeitura municipal escolheu a Orla II da cidade, palco dos principais eventos de Juazeiro, para lançar oficialmente, no início da noite desta sexta-feira (13), a programação oficial do evento mais esperado do Interior da Bahia. Este ano, mais de 30 atrações locais e nacionais compõem a grade musical que vai animar os foliões nos Circuitos Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) e Circuito Manuka (Orla I).
No Polo João Gilberto (Orla II) haverá uma programação para as famílias como o baile da saudade para a melhor idade e atrativos para a criançada.
A festa de momo na terra da alegria vai acontecer entre os dias 3 e 5 de fevereiro e contará com atrações que têm a cara e o axé da Bahia: Luiz Caldas, Timbalada, Psirico, Araketu, Edicity, Cheiro de Amor, Chiclete com Banana, Lincoln e Duas Medidas, Robyssão, La Fúria, Alexandre Peixe, Ricardo Chaves, além, é claro, dos artistas locais e regionais. Serão mais de 10 atrações por noite de festa.
Em sua fala ao lançar oficialmente o evento, a prefeita Suzana Ramos destacou que a gestão está trabalhando para realizar um carnaval que terá como marcas a alegria, inclusão e democracia. “Será uma festa grandiosa, cheia de alegria e principalmente democrática e inclusiva. Estamos devolvendo ao povo de Juazeiro o carnaval, será uma festa de todos, sem privatizações. Vamos fazer uma festa com espaços para todos os públicos e idades”, afirmou Suzana Ramos.
Homenagem
Durante o evento, a prefeita anunciou ainda uma homenagem à triatleta Ana Augusta, a grande esportista premiada em grandes eventos esportivos internacionais e realizadora de projetos sociais e eventos esportivos. “Emocionante e gratificante ser homenageada e saber que o esporte, a saúde, o bem-estar estarão envolvidos no Carnaval de Juazeiro. Minha alma é juazeirense e felicidade é o sentimento que define esse momento”, assinalou Ana Augusta.
Estrutura
Além dos trios elétricos e pranchões que arrastarão os foliões pela Adolfo Viana e Orla I, a festa vai contar com dois palcos – um na Orla I (Palco Café), nas imediações das Casas Bahia e outro na Orla II (Palco Parlim).
Dadau Barbosa, coordenador da comissão do Carnaval, destacou a alegria de fazer parte da organização de uma festa tão tradicional e que abre o calendário de festejos da Bahia, promovendo entretenimento para a população. “Vai ser uma festa linda, e dentro do que a prefeita Suzana Ramos idealizou, teremos a retomada do tradicional circuito Avenida Adolfo Viana -Orla 1 comandados por trios elétricos durante toda a madrugada. O Polo da Orla II voltado para a família, com direito a um lindo parque de diversões que já esteve em eventos como o Rock in Rio e o Lolapalloza, entre muitas outras novidades. Com certeza será uma festa linda, diferenciada, humanizada”, pontuou Dadau Barbosa.
Segurança
Participaram ainda do lançamento oficial do Carnaval os representantes das forças de segurança do Estado: Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. O Coronel da Polícia Militar na Região Norte, Valter Araújo explicou que as instituições já estão com o planejamento para atuar na festa praticamente pronto. “Vamos trabalhar para garantir a segurança, ordem e alegria da festa”, assinalou Valter Araújo.
Também estiveram presentes os secretários municipais, o vereador Renato Brandão, imprensa regional e a comunidade. O evento contou ainda com a animação da Orquestra de Sopro Sapupara.
Pão e circo até quando?
As ruas estão sem calçamentos ainda, mas isso não problema para a prefeita apenas declara festa e depois quer cobrar vacina pra conter a própria irresponsabilidade.
Lamentável
Juazeiro nas décadas de 70, 80, 90 era pão, circo e puxa-sacos. Parece reviver. Saudosistas voltaram.