As eleições municipais deste ano acontecerão em um momento atípico em todo o país. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está exigindo cuidados redobrados com a saúde para evitar a transmissão do vírus entre a população. Dentro deste contexto, a Prefeitura de Juazeiro (BA) publicou nesta quarta-feira (30/09) um decreto com as medidas de prevenção e controle da disseminação da Covid-19, durante o pleito eleitoral.
O Decreto de nº 647/2020 recomenda aos partidos, coligações e candidatos se “adequarem às normas sanitárias” durante a campanha eleitoral. Dentro das orientações, a gestão municipal estabelece que informes publicitários impressos sejam evitados, bem como eventos que possam gerar aglomeração de pessoas, dando preferência às campanhas em rádio e TV e evitando o contato físico com a população. Outra recomendação é de que beijos, abraços e apertos de mão, por exemplo, sejam evitados “durante toda a campanha eleitoral e na realização do pleito”.
Quanto à realização de comícios e eventos, os partidos e candidatos deverão evitar, entre outras situações, a aglomeração de pessoas e é obrigatório o uso da máscara facial. Pessoas do grupo de risco devem evitar a participação nesses momentos. Além disso, deve-se, preferencialmente, optar por espaços abertos, “que permitam a livre circulação de ar natural”. Já as passeatas devem assegurar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e evitar o livre compartilhamento de objetos como microfones, entre outras medidas.