Em nota enviada a este Blog por meio da assessoria, a Prefeitura de Juazeiro rebateu as críticas da leitora Maria das Grotas Sena Araújo, postadas na última segunda-feira (17), acerca dos problemas que ainda persistem na saúde pública do município baiano.
De acordo com a atual gestão, várias ações no setor estão sendo realizadas. Confiram:
A Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece que a pasta vem sendo tratada como prioridade desde o primeiro dia da gestão do prefeito Paulo Bomfim, conforme prometido durante a campanha eleitoral. Para isso, o governo está trabalhando com foco em melhorar a qualidade da Atenção Básica e para isso criou o programa ‘Atender Melhor’, humanizando ainda mais o atendimento ao usuário de saúde da rede municipal.
Este ano já foram realizadas 14 edições da Caravana da Saúde, dando celeridade ao cumprimento de mais de duas mil guias na sede e no interior, assim reduzindo as demandas reprimidas dos Postos de Saúde, inclusive, a vice-prefeita e cardiologista, Drª Dulce Ribeiro, é uma das médicas especialistas que atende a população na Caravana, além de fazer o seu papel de gestora, ouvindo a comunidade.
Com relação à infraestrutura, o prefeito Paulo Bomfim inaugurou a Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Primavera. Um equipamento público novo, completamente equipado e abastecido com todos os insumos necessários.
Ainda este ano, o município, em parceria com o Governo do Estado, realizou um mutirão de cirurgias, pelo qual foram ofertados os procedimentos de histerectomia e hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), para os pacientes que já estavam na fila de espera. Cerca de 380 agendamentos para o procedimento cirúrgico foram realizados.
Também em parceria com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foi realizado o mutirão de glaucoma para pacientes já cadastrados. Na ocasião, mais de 600 atendimentos foram realizados e mais de 2700 colírios foram entregues para os usuários.
A Secretaria ainda esclarece que não há engavetamentos de guias, como sugeriu a leitora. Infelizmente, em âmbito nacional, a saúde pública enfrenta o desafio de ter maior procura do que oferta do serviço. Por esse motivo, existe uma fila de prioridades para atender os casos mais urgentes. As demais demandas serão atendidas de acordo com a disponibilidade de vagas e a lista de espera.
Secretaria de Saúde/PMP Ascom
É muito triste para nós que por algum motivo estamos lendo essa matéria, triste porque não devia nenhuma reclamação acontecer contra a SESAU e mais triste ainda é ler as mentiras que a Ascom da Sesau envia aos blogs, isso mesmo, mentiras pois nada mudou na saúde de nossa querida Juazeiro, você vai até a UBS faz consulta o médico(a) lhe dá alguns exames e/ou consultas pra serem feitas e não consegue fazer nem e nem o outro, pois quando não existe data disponíveis também não existe computador suficiente para marcar tais procedimentos(é o caso da PEDRA DO LORDE E PALMARES que estão aglomerados coma comunidade do QUIDÉ), e quando se vai até a UPA numa emergência e é encaminhado para o REGIONAL onde pensamos que a conclusão será feita, o médico te examina e lhe dá um pedido de RAIO X dizendo assim: Procure um vereador para vê se Ele consegue a liberação desse exame pra você. Portanto Sr. Plinio digníssimo secretário de saúde, pare de enganar a nós moradores de Juazeiro e região dizendo que a SAÚDE é 10, sendo que a saúde em Juazeiro é ZERO. ATENÇÃO: TUDO QUE AQUI NARREI É VERDADE E POSSO PROVAR.
O que tem muito é cabide de emprego. O gerente que gerencia outro gerente que não faz nada nenhum dos dois. Isso tá sobrando. Muita gente sem competência para as funções aos quais ocupam. Tudo isso pagar apoios da campanha.
a prefeitura de juazeiro só tem esse diabo dessa caravana pra anunciar como realização na saúde. A saúde tá ruim sim, a leitora fala a verdade!
O que acontece é q essa gestão não aceita críticas de forma nenhuma, e quem a faz é tido como opositor derrotado nas urnas segundo o discurso interno de certos secretários. E a situação é caótica sim, a leitora tá certa e de parabéns pela coragem.