A Prefeitura de Juazeiro (BA) vai aderir à paralisação proposta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta quarta-feira (30). Os setores administrativos não funcionarão durante todo esse dia, ficando apenas os serviços essenciais em funcionamento.
O movimento – denominado ‘Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar -, tem o objetivo de cobrar do governo federal o compromisso de aumentar os repasses às administrações municipais que sofrem com as oscilações negativas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, destaca a necessidade da adesão ao movimento em busca de soluções que minimizem os impactos junto às prefeituras de todo o país. “É preciso uma forte articulação e união de todos para sensibilizarmos o governo federal a atuar com agilidade para que as cidades não sofram ainda mais. As prefeituras custeiam uma parcela alta de programas criados pela União e, com a diminuição do repasse, ficamos impossibilitados de realizar investimentos necessários para suprir as demandas do nosso povo. Não podemos ser responsabilizados pela equivocada distribuição dos recursos tributários“, justifica a gestora.