Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Petrolina está orientando grávidas e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca – incluindo as que não apresentam fatores de risco adicionais – para aguardarem o fim da gestação e do puerpério (até 45 dias pós-parto) com o objetivo de completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante. A orientação é baseada numa recomendação do Ministério da Saúde.
A suspenção da aplicação da vacina da AstraZeneca/Oxford para gestantes ocorreu no mês de maio por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em Petrolina, as gestantes estão sendo imunizadas com a vacina da Pfizer no polo exclusivo do Sesc, no Centro. Não é necessário fazer o agendamento.
“Os estudos apontam que as gestantes, independente de terem ou não comorbidades, são grupo de risco para agravamento pela Covid. Por isso, a vacinação é essencial para proteger nossas grávidas e puérperas. Aqui, vacinamos o grupo com a vacina da Pfizer e os estudos apontam que o imunizante é seguro para ser utilizado neste público. O mesmo já é utilizado em vários países do mundo“, reforça o diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.