Prefeitura de Senhor do Bonfim não cancela, mas reduzirá “festejos juninos” por causa da seca

por Carlos Britto // 06 de maio de 2012 às 12:29

A cidade de Senhor do Bonfim, que é considerada “A capital baiana do forró” e realiza todos os anos uma das melhores festas de São João do Nordeste, neste ano terá os seus festejos juninos mais modestos, em razão da longa estiagem que afeta o município.

A maior seca dos últimos 30 anos no semiárido da Bahia, levou o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado (PP), a realizar uma audiência pública para discutir as ações do São João. Vendedores ambulantes, proprietários de hotéis, restaurantes, pousadas, empresários, comerciantes, promotores de eventos  e segmentos diversos da sociedade, discutiram e apresentaram opiniões diversas com relação aos festejos.

A atitude de discutir o assunto com a população foi tomada, após o Tribunal de Contas dos Municpios (TCM) da Bahia, anunciar que vai acionar o Ministério Público Estadual (MPE), para tomar medidas urgentes contra as cidades que realizarem festejos em situação de emergência, por conta da seca, como é o caso de Bonfim. O TCM, não vai tolerar gastos dessas prefeituras com as festas de São João.

Diante da situação, a prefeitura apresentou as seguintes propostas, para não cancelar, mas reduzir os dias de festejos e diminuir os custos, sem prejudicar os setores da economia que dependem da festa:

1- Realizar o São João, com apenas três dias de festa, sexta, sábado e domingo.

2- Cortar da grade de programação bandas e cantores contratados por altos valores.

3- Realizar a decoração do Parque da Cidade de maneira mais simples.

4- Cortar a participação de bandas no Forrobodó, que teria apenas os sanfoneiros como atrações;

5- Reduzir o São João nos bairros, contando somente com a participação de sanfoneiros, sem a presença de bandas.

6- Cancelar os festejos dos distritos de Igara e Quiçé.

Essas propostas ainda estão sendo discutidas entre os setores interessados no São João e as definições devem ocorrer até a próxima quinta-feira (10).

Devido à seca, provavelmente o São João de Senhor do Bonfim será sem muita “pompa”, neste ano.

Prefeitura de Senhor do Bonfim não cancela, mas reduzirá “festejos juninos” por causa da seca

  1. Afrânio disse:

    É o que a oposição de Petrolina quer. Por causa da Seca vamos cancelar a COPA DO MUNDO,(paralisando as obras das arenas no Nordeste e reverter o dinheiro para carros pipa), O São João de Caruaru e Campina Grande.Festival Inverno do Governo do Estado e Rock in Rio.Festivais de verão em: Tamandaré,Salvador,João Pessoa e festival de Primavera de Garanhuns. Não seria mais fácil confiscar
    o dinheiro da corrupção para combater a seca? E deixar a economia
    informar ganhar o seu? O que seriam dos hotéis,bares, restaurantes,postos de gasolina,shopping center, cinemas,ambulantes,empresas de viagem,taxistas, lojas de confecções, gráficas, empresas de ônibus, Vans, empresas de sons,
    rádios e tv (divulgação), segurança, empresas distribuidoras de bebidas(pagam o maior imposto do pais),empresas aéreas e principalmente o POVÃO que gosta muito de festa e de graça. São verbas e rúbricas distintas. O que é preciso é anistia e ajuda do governo para o homem do campo, além do que eles já tem: bolsa escola,familia,transporte escolar, juros subsidiados, sementes, seguro safra,energia barata, ambulância na porta, undade móvel de saúde, aposentadoria aos 60 e 55 anos sem recolher um mês de INSS e agora a prometida bolsa estiagem.

    1. Engraçado disse:

      Deixando os festajos de lado. Me fala ai qual comunidade pobre que esta com essa mordomia toda para eu cancelar meu plano de saúde e ir pra la…tudo isso que você falou “funciona”, em partes não é? entãonão vamos generalizar…
      Quanto as festas de São João acredito que tem eu ter sim, independente, de oposição querer ou não na minha oponião, tanto faz politico A ou B, seria a mesma coisa, ninguem trabalha e os fanaticos por politicos, dizendo que fulaninho trabalhou mais que o outro, sendo que o que fazem nada mais é do que a obrigação e diga-se de passagem que O POUCO QUE FAZEM é muito menos do que prometem,e o eleitor nem para pra analizar quais as propostas feitas pelos gestores durante a campanha e o que realmente foi feito, ai os politicos fazem alguma coisa, e acham que tão fazendo favor..favor P… nenhuma, esta se fazendo o que foi prometido, e fazendo o que seus cargos lhe COMPETEM, NÃO É FAVOR. quanto a copa do mundo creio que o Brasil tem outras prioridades, agora não seria a hora…

    2. amaury disse:

      Esse afrânio está se sentindo prejudicado em alguma coisa com a não realização do S.João em Petrolina.Nesse leite tem água.

  2. Aldo disse:

    acertada a decisão da Prefeito de Senhor do Bomfim, enquanto se gasta milhões com cantores que as vezes não sabem nem onde fica a cidade que vai tocar, reverter tudo este dinheiro aos fragelados.
    este Afrânio deve está ganhando algum neste S.João.

  3. Jonas disse:

    Prevenção é a resposta para o problema. Se vai ter festa ou não, isso é um problema financeiro deles.

  4. Afrânio disse:

    . O que eu acho é que sempre houve seca e nunca deixou de ter festa no São João. Recife já teve muitas enchentes e nunca deixou de ter carnaval. O que vou ganhar com o São João é o que você com certeza vai ganhar também, se for assistir, é claro! Muito show’s. Certamente 30.000 pessoas da cidade e da zona rural estarão no pátio de eventos todos os dias.

  5. Dreda disse:

    Não faz sentido cancelar o São João de Petrolina por causa da seca. O único motivo para isso é politicagem da oposição. Até concordo em não se fazer um megaevento em um município mais pobre, onde a grande maioria da população fique em zona rural, sofrendo com a seca. Não é o caso de Petrolina, que tem uma grande população urbana, que sofre pouca interferência da seca. Mesmo na área rural, muitas localidades recebem água de adutoras. Além disso, o custo do São João é uma gota d’água no orçamento de Petrolina, ao contrário de outros municípios menores. Querer acabar com o São João por aqui por causa da seca é pensar muito pequeno!

  6. revoltada com julio lossio disse:

    parabens,gostaria que lossio tivesse a mesma atitude,mas infelismente ele nao tem coração,enquanto o homem do campo morre de sede com a falta dagua ele comemora com o moior sao joao para garantir a reeleição.

  7. claro disse:

    Quem falou de São João de Petrolina? A matéria é sobre Senhor do Bonfim, na Bahia.

  8. Engraçado disse:

    TUdo a ver São joão de Petrolina com Sr. do Bonfim… ja tem alguns anos QUE QUEM É DE PETROLINA SABE QUE UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO DE PETROLINA E REGIÃO SE DESLOCA, PARA O SÃO JOÃO DE SR. DO BONFIM, EU ACREDITO QUE ESSA MATERIA DOS “NÃO ALTOS” INVESTIMENTOS NO SÃO JOÃO DE BONFIM, SE DEVE AO GRANDE INVESTIMENTO NA CIDADE DE PETROLINA, E NÃO A SECA, COMO TODOS FAZEM QUESTÃO DE LEMBRAR E SE MOSTRAREM SOLIDARIO, MAS NA MINHA OPINIÃO NÃO É ESSE O REAL MOTIVO….COLOQUEM -SE NO LUGAR DO GESTOR DE SENHOR DO BONFIM, “POCHA PETROLINA VAI FAZER UMA FESTA, FORA DO SÉRIO” PARA QUÊ INVESTIR TANTO, SE NÃO VAI ATRAIR NEM A METADA DO ESPERADO, O VAMOS VER O RESULTADO DO FORRÓ DO SFREGA ESSE ANO… DEPOIS VOCES ME FALAM…
    AGORA A PERGUNTA, O QUE TEM O SÃO JOÃO DE SENHOR DO BONFIM COM PETROLINA?? DÁ PRA TER UMA IDÉIA AGORA????

  9. JENNIFER disse:

    É…
    ACHO JUSTO A REDUÇÃO DO SÃO JOÃO!!!
    COM UMA SECA DESSA ,NADA A V TER UMA GRANDE FESTA!

  10. Marta disse:

    É um absurdo isso! Tanta gnt passando necessidade por causa da seca e o prefeito esbanjando nesse são joão de petrolina. Gnt, q mundo é esse????????? Deus queira q ele nunk sofra com isso. Pq com certeza ele teria outro pensamento. Isso tudo só por causa das eleições. POR QUE ELE NÃO FEZ UM SÃO JOÃO ASSIM ANO PASSADO???? PQ SERÁ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários