Em Sento Sé, município do sertão baiano, a prefeitura municipal está sendo acusada de não cumprir a Lei Anti-Nepotismo, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Blog teve acesso a um documento no qual alguns funcionários da prefeitura têm parentesco em primeiro grau com o prefeito, vice-prefeito e o secretário de Administração.
Por exemplo: Urany dos Santos Barros, secretária municipal de Saúde, é irmã do prefeito Edvaldo dos Santos Barros; Catarino dos Santos Reis, que ocupa a pasta de Planejamento, é irmão do vice-prefeito Manoel da Paixão dos Santos Reis; e Silvana Ribeiro dos Santos, secretária de Ação Social, é irmã do secretário de Administração, Rodolfo Nélio Ribeiro Café dos Santos.
Reservamos espaço ao prefeito de Sento Sé, Ednaldo Barros, ou algum representante da prefeitura para prestar os esclarecimentos.
NÃO ESQUECAM DE JUAZEIRO AI BEM PERTINHO DE VOCES.
Carlos Brito vc já viu o que diz a Lei Ati-Nepotismo? Cargos de confiança ou comissionados, que inclui os secretários pode ser sim preenchidas com parentes, inclusive de primeiro gráu, pois trata-se de cargo de confiança. Portanto o prefeito de Sento Sé ou de qualqer outro município não estar infringindo a lei com essas nomeações. É importante que isso seja esclarecido para não parecer que esteja sendo feito algum ato ilegal (Nesse caso).
Abraços,
A cidade está sem Promotor e sem Juiz efetivo, o delegado também não atua em nada, o Prefeito está mandando e desmandando na cidade. É concurso com irregularidades, é a saúde sem medicamentos, os mais basicos (SORO, GASE, ESPADRAPO, SERINGA), a APLB tem noticiado em carro de som pelas ruas que as verbas do FUNDEB está sendo desviada para pagar a empresa que colhe as sacolas de lixo das portas de nossas casas, por que na realidade limpesa publica aqui não existe. Nossa água, está com coloração esverdeada e amarelada e com o mal ceiro horrivél. A prefeitura coloca carro de som na rua dizendo que a água está sendo tratada, mas nunca publicaram nenhum tipo de laudo feito em laboratório para a população. A prefeitura gastou mais de R$ 180.000,00 só com funcionários FANTASMAS. Deles que estão empregados com carteira assinadas em empresa de fruticultura em Petrolina(PE) e na empresa de saneamento basica TR&M aqui mesmo na cidade. Os vereadores não fazem nada. É preciso que o Minitério Público tem que fiscalizar a saúde, fazer vistorias, chegar mais perto como fazia Dr Márcio quando era promotor aqui.
Britto, faltou disser que a secretaria da Ação Social, e o secretário da administração, são respectivamente a primeira dama do municipio, e o cunhado do prefeito. Talvez não estejam casados no papel de fato. Mas são. Quer dizer, se apropriaram da prefeitura como um bem da família.
E também não esqueçam de Casa Nova, com secretários com parentesco de primeiro grau com o prefeito… e o Ministério Público da Bahia nada faz a respeito… UM ABSURDO!!!!
ah! não se esquecam de AFRÂNIO-PE, aqui para cada” 10 funcionarios….. ….todos são parentes do prefeito”! eita vaquinha boa tem teta para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VÁ TAMBÉM EM LAGOA GRANDE-PE QUE LÁ É QUE A COISA É FEIA.
LÁ SE FAZ FARRA DO DINHEIRO PÚBLICO.
enato vejam curaça que o prefeito nemeia apenas pessoas de uma mesma familia os quais mandam e desmandam em nossa querida curaça….
entao vejam curaça que o prefeito nemeia apenas pessoas de uma mesma familia os quais mandam e desmandam em nossa querida curaça….
SENTO-SÉ.
A nossa Sento-sé
tem história e tradição
em seis de julho de 1832
foi decretada a sua emancipação
Já foi aldeamento indigina
com nome Centocê
feita a correção ortográfica
passou a ser Sento-sé
Brancos, negros e indios
fizeram a sua miscigenação
até mesmo Garcia Dávila
já foi dono deste torrão
Por divergencias politicas
teve outras denominações;
Vila do Almeida e Manuel Vitorino
sem do povo ter aprovação
Na era Getúlio Vargas
foi governada por intendente
o prefeito daquele tempo
Era um Coronel de patente
O Coronel Pinto Aleixo
governador da Bahia
A Tonhá Sento-sé
ele sempre garantia
Enquanto aqui eu for pinto
não tenha assombração
voce será galo em Sento-sé
queira o povo ou não
Foi nos anos setenta
A sua grande transformação
com a ditadura militar
veja quanta confusão
A barragem foi construida
As terras alagadas
os animaissem sem seu habitat
E as casas inundadas
Sem apoio tecnico
nem cudados com a preservação
muitos dos animais
passara, para extinção
Em vigor o AI-5 que
tirava a liberdade de expressão
por decreto do governo
Sento-sé ficou sob intervenção
Por nove anos
o povo ficou sem votar
para a escolha do prefeito
o govberno tinha que nomear
as lideranças politicas
precisavam intermediar
para para nomear o prefeito
sem o voto popular
foi uma disputa acirrada
com muita discussão
para a escolha do prefeito
sem o voto do povão
O deputado Sento-sé
com o pai já setentão
batia na perna e dizia;
Não veijo preocupação
O meu pai será o mais
jovem prefeito dessa nação
queiram os nossos
adversários ou não
No dia 13 de maio de 1977
com o aval do S.N.I
foi publicado no diário
a nomeação de Deny
foi a maior comemoraçao
que já se viu por aqui
bombas e fogos de artificios
não cesseavam de explodir
a ditadura militar
foi um ato de opressão
que tirava do povo
a liberdade de expressão
Sento-sé, ainda aplaude
e vibra com emoção
festeja o 13 de maio
dando viva a revoluão
em 85, o impossivel aconteceu
Hosana canta nas alturas
e os sinos anunciam
o fim da triste ditadura
Os municipios considerados
área de segurança nacional
voltam a eleger seus prefeitos
como prever a justiça eleitoral
Deny parecia invencivel
nove anos no mandato
amigo do governador e
o filho deputado
os politicos temiam
enfrentar o vetusto prefeito
só um jovem garimpeiro
um dia bateu no peito
em voz alta falou:
vou me candidatar
com o apoio do povo
a eleição vamos ganhar
a esta oligarquia
temos que derrotar
“o jovem david venceu Golias
bastou a funda arremessar”
foi vitorioso o garimpeiro
o faiscador aventureiro
o groteiro expatriado
chamado de forasteiro
um dia a casa cai
diz o ditado popular
o povo simplis e humilde
derrotou a ditadura militar
os tempos hoje são outros
nós temos que acreditar
com a educação do povo
Sento-sé vai melhorar
o crescimento na educação
não podemos contestar
os professores fazem cursos
para as crianças educar
A UNEB em sento-sé
veio para ficar
aos nossos mestres
vamos parabeziar
aos velhos tempos
não queremos nem lembrar
o corinel sento-sé dizia;
para que estudar?
não vou criar cobras
só para me picar!
só basta escrever o nome
para na eleição votar
hoje as crianças estudam
tem compreensão para interpretar
e na leitura e escrita
aprendem a verbalizar
muitas crianças já sabem
na internet navegar
para o brasil crescer
vamos a evolução acompanhar.
Sr. R.Lima, muito boa sua prosa. Só faltou relatar um pouco da História do municipio de Sento-Sé no periodo de 1997 a 2000. O atual prefeito era o gestor daquela época e se o Ministério Publico, os veriadores e a população não fiscalizar e se manisfestar, essa gestão 2009-2012 vai ficar igual ou pior. Veja nos links abaixo como estava em audiencia o Prefeito Ednaldo naquele mandato 1997-2000:
* Vereadores denunciam Prefeito na TV por não repassar verbas da Camara Municipal há 8 meses em 1999. link: http://br.youtube.com/watch?v=tWvf23tOb50
* MPF/PE denuncia ex-prefeito de Sento Sé (BA) http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/criminal/mpf-pe-denuncia-ex-prefeito-de-sento-se/
* MPF/PE denuncia ex-prefeito por não prestação de contas http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/patrimonio-publico-e-social/mpf-pe-denuncia-ex-prefeito-por-nao-prestacao-de-contas/
Vereadores da OPOSIÇÃO(?), pedimos que não permitam que Sento-Sé volte a viver aquele período de descaso que foi 1997 a 2000. Os vereadores daquela gestão foram a TV, as radios para denunciar… E os REPRESENTATES de hoje, o que tem feito? Ja vemos indicio de que Ednaldo fará a mesma gestão fraudulenta daquela época se a população, os vereadores, promotor e juiz se calar… A população colocou e pode tirar… é só se organizar, denunciar. Vamos pedir para a justiça que faça as fiscalização na saúde, educação. As verbas já estão sendo desviadas…
É muito dificil acreditar que esse gestor faça algo que venha melhorar a vida da população de Sento-Sé. Será que a prestação contas de 2009 vai ser igual as de 1997 a 2000? Qualquer cidadão pode pesquisar no site do TCM. veja como foi as contas anuais de EDNALDO DOS SANTOS BARROS – 1997 A 2000:
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO DOS SANTOS BARROS Exercício:1997 Processo:05450-98 Parecer:00809-98 Publicação:03/12/1998 Decisão:Rejeitado Julgamento pela Câmara:Acatado PROCESSO DESTRUÍDO EM CONSEQUÊNCIA DO INCÊNDIO OCORRIDO NA SÉDE DESTE TRIBUNAL EM 02.01.99. RECONSTITUÍDO ATRAVÉS DO PROCESSO 2.285/99.
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO SANTOS BARROS Exercício:1998 Processo:06724-99 Parecer:00764-99 Publicação:15/12/1999 Decisão:Aprovado com Ressalvas Julgamento pela Câmara:Acatado Ped.Reconsideração:Negado Provimento O PEDIDO DE RECONSIDERAÇAO DOI APRECIADO NA 01 SESSAO REALIZADA EM 01.02.2000
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO DOS SANTOS BARROS Exercício:1999 Processo:08331-00 Parecer:00696-00 Publicação:01/12/2000 Decisão:Rejeitado Julgamento pela Câmara:Acatado Ped.Reconsideração:Provimento Parcial PED. REC. JULGADO NA 5ª SESSAO REALIZADA EM 13.02.01 DADO PROVIM ENTO PARCIAL PARA RETIRAR DO PARECER A QUESTAO RELATIVA AO RESSARCIMENTO IMPOS TO PELO P.PREVIO 809/98. REMETIDO AO MINISTRO DA EDUCACAO COPIA DO PARECER ATR AVES DO OF. 771/01 E AO PROCURADOR CHEFE DA REPUBLICA NA BAHIA OF. 770/01
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO DOS SANTOS BARROS (JAN. A 09.07 E 04.08. A DEZ.) ANTONIO JOAQUIM AFONSO DOS REIS (10.07. A 03.08.) Exercício:2000 Processo:09542-01 Parecer:00800-01 Publicação:19/12/2001 Decisão:Rejeitado Julgamento pela Câmara:Acatado REMETIDO AO MINISTRO DA EDUCACAO COPIA DO PARECER ATRAVES DO OF. 1276/02 E AO PREFEITO ATRAVES DO OF. 1277/02
É muito dificil acreditar que esse gestor faça algo que venha melhorar a vida da população de Sento-Sé. Será que a prestação de contas de 2009 vai ser igual as de 1997 a 2000? Qualquer cidadão pode pesquisar no site do TCM. veja como foi as contas anuais de EDNALDO DOS SANTOS BARROS – 1997 A 2000 (link para pesqisa: http://www.tcm.ba.gov.br/tcm/contas.shtml)
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO DOS SANTOS BARROS Exercício:1997 Processo:05450-98 Parecer:00809-98 Publicação:03/12/1998 Decisão:Rejeitado Julgamento pela Câmara:Acatado PROCESSO DESTRUÍDO EM CONSEQUÊNCIA DO INCÊNDIO OCORRIDO NA SÉDE DESTE TRIBUNAL EM 02.01.99. RECONSTITUÍDO ATRAVÉS DO PROCESSO 2.285/99.
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO SANTOS BARROS Exercício:1998 Processo:06724-99 Parecer:00764-99 Publicação:15/12/1999 Decisão:Aprovado com Ressalvas Julgamento pela Câmara:Acatado Ped.Reconsideração:Negado Provimento O PEDIDO DE RECONSIDERAÇAO DOI APRECIADO NA 01 SESSAO REALIZADA EM 01.02.2000
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO DOS SANTOS BARROS Exercício:1999 Processo:08331-00 Parecer:00696-00 Publicação:01/12/2000 Decisão:Rejeitado Julgamento pela Câmara:Acatado Ped.Reconsideração:Provimento Parcial PED. REC. JULGADO NA 5ª SESSAO REALIZADA EM 13.02.01 DADO PROVIM ENTO PARCIAL PARA RETIRAR DO PARECER A QUESTAO RELATIVA AO RESSARCIMENTO IMPOS TO PELO P.PREVIO 809/98. REMETIDO AO MINISTRO DA EDUCACAO COPIA DO PARECER ATR AVES DO OF. 771/01 E AO PROCURADOR CHEFE DA REPUBLICA NA BAHIA OF. 770/01
Prefeitura de SENTO SE Gestor:EDNALDO DOS SANTOS BARROS (JAN. A 09.07 E 04.08. A DEZ.) ANTONIO JOAQUIM AFONSO DOS REIS (10.07. A 03.08.) Exercício:2000 Processo:09542-01 Parecer:00800-01 Publicação:19/12/2001 Decisão:Rejeitado Julgamento pela Câmara:Acatado REMETIDO AO MINISTRO DA EDUCACAO COPIA DO PARECER ATRAVES DO OF. 1276/02 E AO PREFEITO ATRAVES DO OF. 1277/02
As chuvas de Ponta D’água dois mil e quatro.
O povoado de ponta D’água
que da sede fica distante
o seu povo se alegra
quando a chuva é abundante
Lá na serra do Gramacho
na Chapada Diamantina
nasce o rio jacaré
com suas águas cristalinas
A vereda na nascente tem,tem
o nome do seu descobridor
e corre sereno pro São Francisco
que é seu desembocador
em sua longa caminhada
por outros municípios passa:
Barra do Mendes e Barro Alto
Carfanaum a America Dourada
Canarana e São Gabriel
e também Sento-sé,
berço das aves,peixes
reputeis, anfíbios e jacarés
O seu percurso é longo
e muito provedor
barragens recebem suas águas
para proteger o lavrado
as águas foram tantas, que
suas terras ferreis inundou
a barragem de Ponta D’ água
suas comportas arrebentou
em uma situação de emergência
a prefeitura uma providencia adotou
com caçambas e tratores
o grande buraco tapou e
para evitar mais prejuízos
um sangradouro providenciou
mas a enchente foi tanta
que o espaço todo alagou
de madeira uma passarela
foi logo improvisada
por onde as águas passam
sendo medrosas agachadas
até motoqueiro passa
se for desassombrado
porém se for barbeiro só
com o motor desligado
um carroceiro atinado
que no volante era afamado
sem tomar conta do perigo
teve o seu destino traçado
sem ouvir conselhos
começou o carro guiar
antes, porém do outro lado chegar
viu foi a poeira levantar
o caminhão que estava carregado
virou as rodas pro ar
o motorista deu uma tremedeira
e quase não pára de gritar
as enchentes também inundaram
as terras do Incra e do Poção
causando grandes prejuízos
com as águas do velho chicão
agricultores que plantaram
arroz, abóbora, milho e feijão
também foram destruídas
quase toda plantação
homens, mulheres e crianças
vivem com a enxada na mão
plantando o a terra dá,
e vibrando com muita emoção.
Os pássaros
vivem em revoadas
festejando com liberdade
os regojeios da passarada
os peixes sobem rio acima
prontos para desovar
mas os pescadores
com suas redes de pescar
matam os alevinos
antes mesmo de criar
se não fossem tão perseguidos
a muita gente iam alimentar
vamos ao homem orientar
para a mãe natureza
ele sempre respeitar
não destruir as matas
nem os animais matar
Crianças! Vamos estudar!
para na ciência acreditar
O Brasil! É nosso!
É sé nele confiar
No ano de dois mil e cinco
ninguém quis acreditar
com as enchentes do São Francisco
a barragem não teve como desaguar
Outro buraco foi feito
para as águas passar
um pobre pescador ali morreu
enganchado na sua rede de pescar
O senhor Adorfinho, sem prestar
muita atenção
por ali passeava
em seu cavalo alazão
desceu de ladeira abaixo
e caiu no buracão
o seu cavalo morreu afogado
não teve outra solução.
uma máquina esteira
que fazia escavação
desceu ladeira abaixo
foi ficar no rebentão.
Foi preciso outra máquina
e muita disposição
para arrastar aquele trator
fincado lá no chão
Em dois mil e seis
foi sem muita preocupação
a barragem de Ponta D’água
parecia ter uma solução
até uma ponte foi feita
com material de construção
só que na primeira
enxurrada começou a sua destruição
no dia oito de maio
um milagre aconteceu
um ônibus com crianças
a barragem desceu
o seu motorista
assim nos esclareceu
disse que guiava o carro
quando um buraco apareceu
o veículo quase tombado
pertinho do buração
se não fosse a mão divina
não tinha salvação
não escapava uma criança
para a historia contar
o medo foi tanto
que não sei como relatar
agradecemos ao criador
pela sua proteção
pois, todos contam a historia
com alegria e muita emoção.
Importante:
gostaria de saber mais informações
sobre o rio jacaré. Fui…
caro brito acompanho sempre seu blog aqui de santo andre sp sei de seu esforco em mostrar todos os erros de sento se , mais quanto a lei anti nepotismo etodas as leis , em sento se nao valem de nada.a cidade parou no dia em que um imbecil matou um cidadao chamado dr joao leopoldo nunnes sento se apartir deste momento mataram tbm todo um futuro promissor desta cidade.
morava em ssé mais tivi q sair por conta da cidade q esta cada vez se acabando tds estão saindo a procura de melhoras para suas familias!!! mais é lugar muito bom se tds contribuissem. amo aquele lugar tenho esperança q mude para melhor.
Vocês esqueceram de mencionar que tem filhos de vereadores trabalhando na educação contratados com mais direito do que os efetivos.
Sem falar no enquadramento dos funcionários da educação, que o secretário diz que não tem vaga e termina contratando um número muito alto de pessoas para atuar na educação.
Pode uma coisa dessa!!!!
Só em Sento-Sé mesmo sem lei, largada aos mandos e desmando do prefeito, tá do jeito que ele gosta.
Aguardem vem ai uma bomba de crime de apropriação indébita praticada pelo prefeito de Sento Sé sobre parcelas de Empréstimos e o que e pior sobre o seguro prestamista sim aquele que se o cliente vier a falecer o restante das parcelas estão quitadas pesquise, verifique no setor de RH e com alguns clientes tomadores la mesmo na sede da administração tem alguns descontentes
e uma pena pq esta lei anti nepotismo e tbm aquela que impede que gestores com contas recusadas pelo tce a ficha limpa nao funciona nem aui em santo andre sp que dira ai neste couvio de corruptos que e em sento se.
meu caro brito sempre acompanho seu blog aqui de santo andre.qt a lei anti nepotismo eu esqueci de falar no comentario anterior que e bom lembrarmos que a silvana cafe, o rodolfo cafe alem de serem irmaos sao cunhado do sr edinaldo(prefeito) pq a primeira dama a sra valeria e uma cafe tbm.ahhh me ajuda aeeee ôôôô
Ora, se o Ednaldo Barros teve o seu mandato cassado na Justiça Estadual e Federal e continua exercendo o cargo com 03 (três) liminares deferidas pelo TJBA, não seria a Lei Anti-Nepotismo que não passou por nenhuma apuração pelas autoridades que têm obrigação para aplicar ao Prefeito Ednaldo dos Santos Barros a punição meritória. Continua o mesmo tido como intocável.
A população de Sento Sé está esperando pelo Juiz Rafael Cunha Borges determinar o julgado do MP/Estadual cuja sentença da lavra da Dra. Patrícia Didier da Silva suspendeu os direitos políticos há muitos anos do Ednaldo dos Santos Barros que retardou a sua execução com as liminares que obtinha do TJ/BA. A última liminar foi devidamente suspensa pelo atual Presidente do TJ/BA Eserval Rocha no dia 16 de janeiro de 2014 em atendimento a justa ação aforada pelo ESTADO DA BAHIA. Finalmente, Sento Sé através dos homens dignos ficarão livres da presença do Ednaldo Barros na Prefeitura de Sento Sé.
A denúncia do crime de nepotismo praticado pelo ainda prefeito de Sento Sé Ednaldo dos Santos Barros que colocou quase toda a sua família na Prefeitura de Sento Sé deixou de mencionar a advogada Daniela Café Santos da Silva companheira do Ednaldo dos Santos Barros, desconsiderando dessa forma o Procurador Geral do Município nomeado pelo Decreto número 09 de 02/01/2013 e os demais advogados integrantes do quadro da procuradoria jurídica do Município de Sento Sé todos investidos no cargo mediante concurso público previsto e exigido por Lei.