A Prefeitura de Sobradinho lançou nesta quarta-feira (14) uma campanha de enfretamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O município, que não tem casos confirmados de dengue, tomou a iniciativa após o Brasil ultrapassar a marca de meio milhão de casos prováveis da doença.
A campanha intitulada como: “Vamos precisar de todo mundo – Enfrentar o Aedes aegypti é uma tarefa sua também”, alerta a população sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação de criadouros dos mosquitos.
No Brasil já são 512. 353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do registrado no ano passado. Apenas neste ano, 75 mortes foram confirmadas pela doença e outras 350 estão em investigação.
Dados do Ministério da Saúde apontaram ainda que 75% dos focos estão localizados nas residências, o que chama atenção para a responsabilidade dos moradores no trabalho de prevenção e combate ao mosquito.
A campanha evidenciou os principais cuidados a serem tomados:
Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias; lavar a vasilha de água do animal de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas; colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue; Coloque areia nos vasos de plantas; seja consciente com seu lixo: Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos; deixe as latas de lixo sempre bem tampadas; coloque desinfetante ou água sanitária nos ralos; Limpe as calhas, piscinas e aquários; use repelente.