A cidade de Uauá, no norte da Bahia, também cancelou seus festejos juninos por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O prefeito Lindomar Dantas, oficializou ontem (9) o cancelamento da tradicional festa de São João, dos festejos nas comunidades rurais e das comemorações de emancipação política do município. A decisão foi publicada no diário oficial, através do decreto 1.080/2020.
Além do estado de calamidade pública, a gestão municipal também levou em consideração as incertezas financeiras e administrativas geradas pela pandemia que implica diretamente na queda das receitas, no número de casos confirmados na região e na recomendação do Ministério Público de Contas da Bahia, para que os recursos públicos não fossem utilizados para os festejos deste ano.
Segundo o prefeito, todos os recursos próprios previstos para as atividades festivas deverão ser disponibilizados para estratégias de assistência às famílias econômica e socialmente vulneráveis e as medidas efetivas de prevenção e combate à Covid-19.
“O momento agora é de proteger nosso povo, de zelar pela vida de cada um. É triste termos que cancelar os festejos tradicionais que, além de serem a pura expressão de nossa rica cultura, também se traduzem em oportunidades de geração de emprego e renda para o município. A gravidade da crise epidemiológica que hoje vivemos, nos obriga a somar esforços para preservar a vida humana agora e lutar contra essa pandemia que nos ameaça. Por isso, tomamos a decisão certa e vamos fortalecer ainda mais a saúde municipal para, juntos, vencermos o coronavírus. Com fé em Deus, logo faremos uma linda celebração de ação de graças para comemorarmos nossa vitória sobre essa terrível pandemia”, afirmou Lindomar Dantas.