Após uma intensa cobrança da APLB/Sindicato de Uauá, no norte da Bahia, a prefeitura municipal propôs para janeiro de 2018 a mudança de nível dos professores. A proposta foi feita durante reunião entre o prefeito Lindomar Dantas (PCdoB), a secretária de Educação, Jussara Dantas e profissionais da área.
Durante o encontro, ocorrido nesta semana, o prefeito apresentou de forma detalhada os dados referentes a atual condição financeira do município, em especial na área da educação – situação esta que, segundo a assessoria da prefeitura, tem dificultado a concessão da mudança de nível dos professores.
“As planilhas e os números apresentados pela assessoria comprovaram que o recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) está sendo exclusivamente utilizado para o pagamento dos profissionais. E a situação é tão grave, que mesmo com o 100% do Fundeb destinados só para salários, o município ainda tem que retirar recursos de outras fontes para cobrir a folha dos professores e demais profissionais da educação“, explica.
A gestão diz que, mesmo “com enorme entrave, tem buscado desenvolver mecanismos para contornar esta situação e, como resultado destes esforços, apresentou uma proposta do pagamento da mudança de nível já a partir do mês de janeiro de 2018“.
APLB/Sindicato
Em nota, a APLB/Sindicato alegou que a prefeitura não deu uma resposta definitiva sobre o assunto. A direção do sindicato “deixou claro que hoje as dúvidas sobre os números apresentados pela administração atual aumentou ainda mais“. E vai debater a proposta com a categoria. (foto/divulgação)