Nesta sexta-feira (15), os 2.243 funcionários da saúde no município receberão os pagamentos. A secretaria municipal de saúde informa que o repasse do “Fundo a Fundo”, que é a transferência (regular e automática) de valores do Fundo Nacional de Saúde – FNS para estados e municípios, já foi transferido para a prefeitura.
Segundo a titular da pasta, Lúcia Giesta, o recurso, que geralmente é liberado no quinto dia útil de cada mês, destina-se ao financiamento dos programas do Sistema Único de Saúde – SUS e abrange valores para procedimentos de média e alta complexidade, a atenção básica e ações estratégicas.
O pagamento dos funcionários da saúde no município normalmente é feito no dia 10 de cada mês, mas depende, de forma direta, do repasse do Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde orienta aos servidores que, em caso de dúvida, consultem o site da FNS que através do endereço: www.fns.saude.gov.br.
E por que Isac já organizou e está pagando no dia 1º, e as vezes antes, quando cai um feriado. Só está faltando Lóssio ser humilde e ir tomar umas aulas com o mesmo.
Carlos Brito;
Desde que assumiu o seu mandato, o prefeito Julio Lossio, não tem compromisso fiel e nem meta estabelecida para o pagamento do funcionalismo público municipal (saude), pela falta desse calendario, os servidores da saude perderam a confiança no comércio local, haja vista que o volume de dinheiro a circular na cidade sempre promoveu uma boa injeção de recursos na economia local.
Afora isso, o prefeito não tem dado atenção a outros itens importantes para o bem-estar dos funcionários, com a falta de equipamentos de proteção individual, fardamentos dignos, capcitação continuada, etc.
Como Sugestão aguardo que o mesmo atualize o pagamento do servidor com repasse pagamento adequando o mesmo dentro das parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que obedece a arrecadação federal.
Diante desta realidade, a Secretaria Municipal de Finanças tera folga para repassa ao FMS o repasse proviente do FPM, e quando FMS e repassado pelo MS, tendo folga para departamento finaceiro da FMS trabalhar e tendo um calendario sadio sem prejuidicar o servidor efetuado entre o dia 30 até o dia 5 do mês subsequente, o que ainda mantém o desembolso salarial rigorosamente em dia. Mantendo assim o compromisso do Prefeito de pagar em dia o funcionalismo da saude.
Sapao
Mas se voce atrasar os pagamentos dos tributos municipais com certeza pagará juros e multas exorbitantes… E cadê os Fiscais do Ministério do Trabalho que não multam a prefeitura pelo atraso do pagamento dos salários como o fazem com as empresas privadas?