‘Nenhum a menos’. Esse é o projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Petrolina para combater a evasão escolar e elevar os índices de frequência nas unidades do município em todas as modalidades. A secretária Executiva da pasta, Sônia Passos, em companhia da tutora em Educação, Rosane Costa, e do vereador Elismar Gonçalves, visitou esta semana unidades escolares do distrito de Nova Descoberta e Projeto Bebedouro I e II, zona rural do município, para auxiliar as gestoras na efetivação do projeto.
Todas as unidades receberam um mural onde devem registrar a quantidade de frequência no dia e, ao final da semana, apresentar um levantamento e criar estratégias para evitar a evasão. A gestora da escola José Ribeiro da Silva, Maria Lucília de Souza, destacou o trabalho desenvolvido para diminuir os números.
“Temos uma parceria muito boa com os pais. Quando um aluno falta, vamos saber diretamente o que está ocorrendo e como podemos ajudar. Com isso, percebemos que a evasão é baixa”, explica.
Rosane Costa ressalta a importância dessa atenção das gestoras para combater a evasão escolar. “Esse cuidado com a frequência, saber o que ocorreu quando um estudante não está comparecendo, se colocando ao lado da família, é o que faz toda a diferença no sucesso da aprendizagem. É essa postura que estamos incentivando na rede”, pontua.
Demandas
Na oportunidade, foram entregues também kits escolares aos alunos. A equipe aproveitou para ouvir às demandas das unidades. Na escola José Ribeiro, o pedido da gestão foi a construção de mais salas e a climatização, que também foi um pedido da gestora do Centro Municipal de Educação Infantil de Nova Descoberta (CMEI). Já na escola José Nunes de Santana, o pedido da gestora Rosalva Fernandes foi referente à infraestrutura. Na comunidade do Bebedouro, a solicitação das gestoras das CMEI’s e das escolas foram reparos e reformas. Sônia Passos encaminhou as solicitações e determinou a visita da equipe de infraestrutura nas unidades para fazer um relatório e planejar as ações. (Foto: Ascom)