Prefeitura garante regulação de crianças internadas na Uped de Juazeiro

por Carlos Britto // 17 de junho de 2023 às 14:17

Foto: Ascom PMJ/Sesau divulgação

Em Juazeiro (BA), a Secretaria de Saúde (Sesau) não mediu esforços para conseguir a regulação das crianças internadas na Unidade Pediátrica (Uped) por complicações respiratórias. As vagas para os leitos foram confirmadas pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) na quinta-feira (15). O pequeno Davy Miguel Monteiro dos Santos foi transferido de UTI Móvel, enquanto Anthony Gabriel dos Santos Ramos, de UTI aérea – ambos na manhã de ontem (16) ao Hospital Eduardo Campos em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú.

Não medimos esforços buscando as vagas para essas crianças. Estivemos o tempo todo em contato com a Central e os hospitais para garantir que essas crianças fossem transferidas, com transporte adequado e toda a assistência necessária. Além disso, melhoramos o atendimento na Unidade Pediátrica com mais equipamentos e mais um profissional. Estamos muito felizes com o resultado, mas sabemos do agravamento dessas doenças respiratórias nesse período. Ainda temos crianças que necessitam ser reguladas para receberem tratamento adequado e especializado e vamos continuar trabalhando para garantir o atendimento de qualidade e de forma humanizada“, afirmou a prefeita Suzana Ramos.

O secretário de Saúde, Allan Jhones, destacou os investimentos da gestão para otimizar os atendimentos na Uped. “A prefeita Suzana Ramos vem investindo na reestruturação da Uped, que foi reequipada, recebeu reforço na escala de pediatras, com a contratação de mais um profissional. Estamos reestruturando a Sala Vermelha, que hoje tem capacidade para cinco leitos com equipamentos para o suporte respiratório pediátrico, como monitores e respiradores. Contamos ainda com uma equipe de assistência que é formada por médicos pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos especializados em pediatria e assistente social“, explicou.

Precauções

No período que compreende os meses de maio, junho e julho, as temperaturas caem e favorecem a disseminação dos vírus causadores de síndromes respiratórias como gripe, resfriado e até mesmo Covid-19, que continua circulando. Além das infecções, neste período ocorrem ainda doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite, em especial nos festejos juninos, quando a população acende as fogueiras. A Sesau alerta para evitar aglomerações, manter os locais ventilados, além de manter em dia o cartão de vacina contra a gripe e a Covid-19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários