Campo Formoso, no norte da Bahia, está se preparando para a municipalização do trânsito. Na quinta-feira (29) à noite, a equipe da Superintendência de Trânsito iniciou a pintura das demarcações de vagas do estacionamento rotativo Zona Azul nas ruas do Centro da cidade. Na primeira etapa serão 200 vagas para automóveis e 100 para motos nas imediações da Praça dos Minérios, Praça da Bandeira e Praça Deputado Herculano Menezes.
Além da demarcação, será feita a troca das placas com um novo layout padronizado, com informações contendo as regras para a utilização das vagas.
Segundo a prefeitura, o processo de implantação da Zona Azul – que ainda não tem data específica para começar a funcionar – vai chegar com novidades, incluindo novas modalidades de operação como a utilização de um software (aplicativo) para a aquisição de créditos a serem utilizados. O sistema será implantado e gerenciado pela empresa ganhadora da licitação e funcionará sob a fiscalização da Superintendência de Trânsito.
Ainda segundo a administração municipal, a implantação do sistema de estacionamento rotativo do município segue diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando à mobilidade urbana nas cidades, além de proporcionar maior fluidez ao trânsito, por meio da organização de vagas nas vias.