Prefeitura intensifica fiscalização para desobstruir calçadas em Juazeiro

por Carlos Britto // 14 de maio de 2023 às 09:22

Foto: PMJ

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) de Juazeiro continua intensificando a fiscalização contra a obstrução de passeios públicos do município. Nesta etapa, a ação educativa foi direcionada aos estabelecimentos de venda de móveis e eletrodomésticos localizados na Orla I.

Segundo o Código de Posturas (Lei Municipal 018/2016), os logradouros e passeios públicos devem estar livres de qualquer obstáculo que impeça o acesso, a liberdade de movimentação e a circulação segura. Embora a calçada pertença ao proprietário do imóvel, é destinada à livre circulação de pessoas, sendo proibida a colocação de materiais que impeçam o trânsito de pedestres nesses espaços.

As equipes de fiscalização estão visitando os estabelecimentos para conscientizá-los sobre a necessidade de desobstruir os passeios públicos, caso não cumpram essa determinação, os infratores poderão ser multados. A fiscalização dos passeios públicos é uma medida fundamental para promover uma cidade organizada e inclusiva, garantindo a livre circulação e a acessibilidade de todos os cidadãos. Estamos intensificando as fiscalizações nas vias públicas para a melhoria da cidade, e o avanço dessa conquista depende também da cooperação da população”, frisou o gestor da Semaurb, Islédio Bandeira.

O gerente de um dos estabelecimentos visitados, Wildinei Bezerra da Silva, elogiou a iniciativa da gestão municipal, afirmando que é uma ação muito positiva. “Parabenizo os fiscais pela abordagem orientadora adotada, em vez de uma postura punitiva, e destaco a qualidade dessa iniciativa, pois é fundamental que os pedestres tenham acesso livre às calçadas, inclusive para entrar em nossa loja”, disse.

Denúncias

A população pode contribuir denunciando irregularidades por meio do telefone (74) 3612-3581 ou comparecendo à Semaurb, localizada na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro de Juazeiro, das 8h às 14h.

Prefeitura intensifica fiscalização para desobstruir calçadas em Juazeiro

  1. RINALDO REMIGIO MENDES disse:

    Precisa ser feito da mesma maneira em Petrolina. O centro da cidade voltou a ser ocupado por ambulantes que desrespeitam as orientações do Poder público!

  2. Fabio disse:

    Não, a calçada não pertence ao proprietário do imóvel, segundo o Código de Posturas. Se pertencesse, entraria no cômputo da área do terreno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários