Diante do cenário preocupante por conta da proliferação do mosquito Aedes aegypti em Petrolina, a prefeitura programou para este domingo (20) uma ação de mobilização social para eliminação dos possíveis focos do transmissor da dengue, zika e chicungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse trabalho vem a somar com as ações que já vem sendo intensificadas.
O objetivo é conscientizar os moradores e, ao mesmo tempo, mobilizá-los para vistorias em seus quintais e espaços domiciliares que possam acumular água parada e servir de criadouro.
Os Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) estarão no São Gonçalo, Jardim Petrópolis, Vila Maria Chocolate, Gercino Coelho, KM-2 e Palhinhas. De acordo com o 2º Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), esses bairros apresentaram maior índice de infestação e risco de proliferação do mosquito. Serão realizadas visitas de casa em casa, os agentes vão orientar os moradores sobre os cuidados para evitar água parada nas residências, uma vez que, estudos apontam que os maiores números de focos estão dentro dos domicílios.
“Essa época do ano, por conta das chuvas intermitentes e das altas temperaturas, acaba se tornando um período propício para a proliferação do mosquito. Então, nesse domingo, convido toda a população para mobilizar sua vizinhança e juntos fazer uma vistoria na sua residência afim de eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é uma responsabilidade de todos nós“, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.