Prefeitura muda o foco e especialista confirma: “Petrolina foi profundamente prejudicada em seu financiamento educacional”

por Carlos Britto // 19 de maio de 2014 às 07:00

Plinio-AmorimBuscando um foco diferente, a Secretaria de Educação de Petrolina enviou a este Blog números referentes à evolução da matrícula na Rede Municipal entre 2006 e 2013. O texto tenta fazer uma comparação com administrações passadas.

O crescimento populacional elevado de Petrolina reproduz em todas as faixas etárias. Por isso, é absolutamente normal o aumento de alunos. O início do financiamento da Educação Infantil pelo Fundeb, a partir de 2007, provocou, em todo Brasil, o aumento das matrículas nesta etapa do ensino.

O que o Blog perguntou, e a população quer saber, é sobre o registro das matrículas no Censo Escolar do MEC. Os documentos provam que até 2013 os alunos do Nova Semente não estavam registrados e a educação de Petrolina (principalmente, professores) perdeu um volume altíssimo de recursos. Sobre isso a nota não trouxe nada.

De qualquer forma, como o assunto é técnico, fomos ouvir um especialista, e procuramos o professor Plínio Amorim (foto), que foi secretário de Educação nas prefeituras de Petrolina e Juazeiro com notório conhecimento e resultados comprovados e reconhecidos nas duas prefeituras.

Vejam a sua análise técnica:

Prezado Carlos Britto,

Em resposta à sua consulta sobre a possível perda de receita na Educação do Município de Petrolina em virtude do registro dos alunos no Censo Escolar do Ministério da Educação, informamos o que se segue:

  • O Fundeb, fundo que financia a Educação Básica pública, instituído a partir de 2007, determina que os recursos serão distribuídos entre o governo estadual e os de seus Municípios, na proporção do número de alunos matriculados nas respectivas redes;
  • Admite-se, para efeito da distribuição dos recursos, às instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o poder público, o cômputo das matrículas efetivadas na educação infantil oferecida em creches para crianças de até 3 (três) anos;

Por estas razões e, considerando que as unidades do Programa Nova Semente de Petrolina só efetivaram convênio com o município a partir deste ano, a Rede Municipal de Ensino não recebeu, até 2013, recursos do Fundeb gerados por este programa.

Ressalte-se, ainda, que as matrículas computadas em instituições conveniadas só são contempladas com recursos do Fundeb na etapa Creche (0 a 3 anos); ficando os alunos da Pré-Escola (4 e 5 anos) sem gerar receita. Conforme análise feita em documentos do Ministério da Educação, o Programa Nova Semente possui, em 2014, 1.994 alunos na Pré-Escola que não geram receita para o município.

Conclui-se, com absoluta segurança, que o município de Petrolina foi profundamente prejudicado em seu financiamento educacional. O Programa Nova Semente é um importante instrumento social, porém, está com uma estratégia de financiamento que prejudica os já frágeis recursos da administração direta da educação.

Atenciosamente,

Plínio José de Amorim Neto/Professor e Ex-secretário de Educação-Petrolina

Prefeitura muda o foco e especialista confirma: “Petrolina foi profundamente prejudicada em seu financiamento educacional”

  1. Fernando Barbosa disse:

    Que tipo de resposta o eminente jornalista esperava de quem foi secretário de Lóssio, exatamente da pasta em questão e no período em questão? Acaso estaria brincando com a nossa boa fé? O prof. Plínio não um especialista, não um qualquer, era simplesmente o responsável pela pasta da educação no governo Lóssio. Portanto, suas explicações soam mais como um desagravo.

    1. ENOS ANDRE disse:

      Caro Fernando Barbosa, o professor Plinio Amorim é sim um especialista. Mais que isso, o professor é mestre em educação, o que lhe dá respaldo suficiente para analisar a questão posta. Além do mais, o mesmo assumiu a responsabilidade como Diligente municipal de educação em duas cidades distintas, Petrolina e Juazeiro, em duas gestões distintas também, o que lhe faz mais preparado ainda. O único problema que você vê é o fato dele ter sido de gestões passadas. Ora, partilhei com o professor Plínio de vários seminários em Recife sobre financiamento público da educação, quando fui secretário de educação de Afrânio, e o que é mais tratado nessas discussões são justamente as formas de atrair valores para os cofres públicos através da matricula de alunos na rede municipal de ensino. Isso já é feito em todos os municípios da nossa região e se Petrolina/PE que tem um pessoal gabaritado para tal função não fez é importante saber a motivação pois, do ponto de vista técnico, erraram feio. Quanto a analise técnica exposta, assino embaixo.

  2. Petrolinense disse:

    Só esqueceu de acrescentar que é ligado ao PSB e a Fernando.

  3. Alvaro disse:

    Plinio amorim foi sec de edcucação na epoca de Fernando/Odacy, é filiado ao PSB, e portanto nao tem credencial para criticar, uma vez seu comentario tem motivação politica.

    1. Luiz Claudio disse:

      Alvaro, não importa de que partido ou lado ele seja. ele coloca a verdade ou o que ele acredita de verdade. é fácil resolver: Desconstruam o que ele disse com fatos e argumentos. Só achar ruimnão basta. diga que o que ele disse não é verdade e prove. resolve assim, na desculpa não

  4. Marcia disse:

    Responde, Alvaro. Sem desculpa, so responde…Ou vai aceitar calado sem argumentação?

  5. Roberto disse:

    Esse Álvaro deve ser um comissionado apaixonado. Meu filho, responda com argumentos e não com desculpa. Quem diabo quer saber o partido de ninguém? Quero é a resposta. Responda ai o que foi dito ou se cale.

  6. Flaviana disse:

    Agora desmoralisou de vez. responde ai coronel

  7. Simara disse:

    Vamos ao centro do problema!
    Estou acreditando que esse desgoverno aprontou mais uma das suas incompetências. E os coitados dos professores é que se lascam.
    Tá explicado porque o nova semente paga uma miséria.

  8. Pedro disse:

    Quer dizer que até 2013 os alunos do nova semente não estavam no censo escolar?
    Bando de IRRESPONSÁVEIS!

  9. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    FANTÁSTICO NELES,QUE NUM INSTANTE ELES DÃO UM JEITINHO.
    É FANTÁSTICO É SÓ CHAMAR.

  10. ninguém disse:

    Gente vamos dar nosso aplausos para a prefeitura de Petrolina! Incompetência além da compreensão humana. Eles estão em outro nível de administração, são os yodas, fuck the police, transões!

  11. Josué Mattos disse:

    Pelo comentário do nobre professor Plínio, as crianças de 4 a 5 anos não deveriam receber assistência pois não geram receita do Fundeb!? Muito estranho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Imagina o tanto de construções que já fizeram nesta região de 2004 até hoje, um dia quer der outra chuva…