Prefeitura multa quem não combate a Dengue

por Carlos Britto // 20 de dezembro de 2009 às 10:34

dengue1A Câmara Municipal de Itabuna na Bahia aprovou na tarde desta sexta (18) uma lei que autoriza a aplicação de multas e prevê outras penalidades para moradores e comerciantes que não tomarem os cuidados necessários para evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As multas variam de R$ 34 a R$ 340 e dividiu a opinião da população.

De acordo com a lei, as multas serão aplicadas nos casos em que, após receberem advertência, os moradores não adotem as medidas necessárias. O alvo da penalidade são os responsáveis por estabelecimentos públicos, privados, comerciais, entre outros, que não garantam a higiene de suas propriedades, permitindo o acúmulo de lixo e focos que facilitam a proliferação do mosquito da dengue.

Uma das principais preocupações do projeto é evitar uma possível epidemia. Segundo dados oficiais do município, no período de 1º de janeiro a 20 de novembro deste ano foram 14.799 casos de dengue notificados, sendo nove óbitos.

 

Fonte: Jornal A Tarde.

Prefeitura multa quem não combate a Dengue

  1. PERPLEXO! disse:

    A NOBRE prefeitura já viu no bairro São José, um comerciante q colocou dezenas de geladeiras em cima do telhado (laje) no meio do tempo?
    Fica na Rua da Pedreira, bem perto da Avenida, em frente a uma borracharia, perto de Adão Construção.
    Se me convencerem que aquilo não oferece risco de acúmulo de água e consequentemente larvas do bicho da Dengue eu rasgo meu diploma e vou vender banana na feira.
    Se mexam logo, antes que as chuvas voltem,bando de incompetentes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Maria disse:

    Sr. Perplexo, acredito que esqueceu de observar que a Prefeitura neste caso é a da cidade de Itabuna, na Bahia, e olhe que foi uma medida maravilhosa! Pois o cidadão só aprende quando dói no bolso. Esta medida deveria ser estendida a todo território nacional.
    É um absurdo que se gaste todos anos com campanhas educativas e a população não aprende e não faz a sua parte.
    O maior responsável pela proliferação da dengue é a própria população. Então, tem que se adotar o sistema de multas, já que campanhas educativas não estão resolvendo.
    Mas também, Sr. Perplexo, foi muito boa a sua colocação com relação a empresa que mantém em seu teto dezenas de geladeiras, isso é um absurdo, aí é que deveria entrar o sistema de multa. Aí é que a Vigilãncia Sanitária deveria atuar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários