Após o Ministério da Saúde prorrogar novamente, até o dia 22 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, por conta da baixa procura do grupo prioritário, as Secretarias de Saúde das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) reforçam a importância da imunização.
Na cidade pernambucana, até a última terça-feira (12) 47.822 pessoas foram vacinadas. De acordo com o Governo de Pernambuco, a meta de vacinação no município é de 70.003 usuários entre crianças de seis meses a cinco anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada.
As crianças de seis meses a cinco anos de idade e as gestantes, um dos grupos prioritários mais vulneráveis à gripe, registram o menor índice de vacinação contra o agravo, com cobertura de apenas 59,87% e 65,46%, respectivamente.
“Convocamos a população alvo para fazer uso da vacina e garantir a imunização contra três tipos de vírus: H3N2, H1N1 e Influenza B, evitando assim um surto do agravo no município“, destaca Laís Ferrari, diretora de Vigilância Epidemiológica de Petrolina.
Juazeiro
Já em Juazeiro, a meta para vacinação do grupo prioritário é 43.458 pessoas. Por enquanto 73,49% da população já foram vacinados, com aplicação de 31.938 doses.
“A escolha do grupo prioritário segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da gripe, é uma vacina segura e que reduz hospitalizações e mortalidades causadas pela influenza. Em Juazeiro foram detectados quatro casos, todos estão em tratamento e uma suspeita já foi descartada. Reforçamos mais um a vez a importância da prevenção”, reforçou a a superintendente de Vigilância e Saúde, Tatiane Malta.