Preocupado com os prejuízos que a greve dos fiscais agropecuários federais pode acarretar para os produtores do Vale do São Francisco, responsável por 95% da exportação de manga, o deputado estadual baiano Adolfo Viana (PSDB) encaminhou indicação ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, para que interceda no movimento grevista deflagrado desde o último dia 6 de agosto. O movimento paredista impossibilita o cumprimento dos contratos com importadores da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, Canadá e Japão.
Conforme o parlamentar, a greve pode provocar danos na produção e, consequentemente, perda definitiva da clientela, conquistada com muito esforço.
Em nota à imprensa enviada por sua assessoria, Viana justifica a preocupação. “A fruticultura do Vale do São Francisco tem peso importante para a receita de exportações brasileiras, somando R$ 276 milhões e gerando mais de 240 mil empregos diretos na região”, ressaltou. Ele sugeriu, ainda, caso o fim da greve não aconteça de imediato, que pelo menos seja implantado um plano de contingência durante a paralisação, com a finalidade de minimizar seus efeitos.