O presidente da Câmara de Juazeiro (BA), vereador Alex Tanuri (PSL), é mais um a se solidarizar aos profissionais demitidos da TV São Francisco. Em nota, Tanuri diz que é “inadmissível privar a Região Norte da Bahia de um canal de informação tão importante quanto a televisão“. O vereador ainda lembra que a “a televisão é uma concessão do Poder Público“, que não pode se pautar apenas pela busca do lucro.
Acompanhe a nota, na íntegra:
À população de Juazeiro,
Aos repórteres, câmeramen, produtoras, jornalistas e demais demitidos da TV São Francisco:
Tomei conhecimento ainda no início da tarde desta segunda-feira (06/05) das demissões efetivadas pela TV São Francisco que atingiram todo o seu pessoal da produção local, principalmente o jornalismo.
Não me pronunciei antes, porque busquei informar-me dos motivos destas demissões e justificativas. A nota da Rede Bahia pouco explica, apesar de garantir que haverá espaço para as manifestações culturais das suas regiões e dando visibilidade e cobertura para assuntos de interesse da comunidade, afirmando ainda que o jornalismo da TV São Francisco continua atuante com entradas ao vivo e/ou gravadas para os programas estaduais ou nacionais (Globo e Globosat).
Não creio ser possível atender satisfatoriamente as necessidades de participação, comunicação e informação sem um time local, com conhecimento e atuação na nossa realidade.
Entendo perfeitamente as dificuldades momentâneas da Rede Bahia, a busca por diminuir custos, mas é inadmissível privar Juazeiro e a Região Norte da Bahia de um canal de informação tão importante quanto a televisão, principalmente em nome do lucro, quando a televisão é uma concessão do Poder Público.
Aos demitidos a inteira solidariedade da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores e à população de Juazeiro e de toda o Norte da Bahia, a certeza que tudo faremos para que seja revertido este retrocesso na informação e comunicação.
Alex Tanuri/Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro
Foi pego de surpresa, uma afiliada tão importante que vem trazendo noticias a pelo menos 30 anos parar assim de repente.
Esperamos que não seja por longo praso. Queremos nosso telenornal local de volta.
Fiquei muito triste. Pois desse 1999 eu assistia o BA TV. E sempre gostei das vilhetas das inovações que esse jornal tinha a cada ano.
Hoje as redes sociais estão cumprindo o papel que antes apenas os telejornais, jornais e revistas faziam. Qualquer um vira repórter com um smartfone em mãos e acesso a internet, pois a informação espalha de maneira muito rápida.
Essa onda acontece aqui e em toda a parte do mundo, mas há que acredita que a culpa és do atual governo. Falta de informação, busca de novos conhecimentos globais trás a ignorância que há muito tempo é cultivado em nossa população.
O jornalismo do norte da Bahia, não pode morrer é muito importante para nossa região, devido termos a informação precisa todos os dias dos fatos ocorridos na região de Juazeiro e outras localidades. Esperamos que volte logo.