O presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira (PSL), se disse tranquilo quanto ao veto do prefeito Júlio Lóssio que regulamenta a profissão de mototaxista em Petrolina. Ao programa Carlos Britto no Ar de ontem (16), Osório preferiu evitar mais polêmica do que aquela vista na sessão ordinária da última quarta (14).
O veto ao projeto foi colocado em votação por Osório depois deste ter consultado o setor jurídico, que ratificou que Lóssio não havia perdido o prazo para reenviar o mesmo. O vereador e presidente da Comissão de Redação e Justiça (CRJ), Alvorlande Cruz, e o vice-presidente, Osinaldo Souza diziam o contrário.
Alvorlande e Osinaldo apresentaram emendas ao projeto – aprovado pela Casa em agosto – ampliando o número de permissões, de 500 (estipulado pela prefeitura) para 600. Cada uma das três entidades de mototaxistas ficariam com 200 permissões. Lóssio, então, vetou a emenda por considerá-la inconstitucional e reenviou o projeto no mês passado. Pela conta dos dois vereadores de oposição, o prazo vencia no dia 15, mas o veto chegou à casa no dia 16.
Resolvido o impasse, uma nova polêmica aconteceu na última quarta, quando o veto foi colocado em votação. Alvorlande e Osinaldo solicitaram a Osório que adiasse a votação, após a notícia de que a filha da vereadora Anatélia Porto tinha se submetido a uma cirurgia de emergência em Salvador. Anatélia chegou, inclusive, a sentir-se mal antes de deixar a sessão, que foi suspensa pelo presidente por três minutos. “Havia muita gente na sessão e o prazo estava vencendo. A gente se solidarizou com a vereadora, mas se não votássemos a pauta ficaria trancada”, justificou.
Mas apenas sete vereadores ficaram na sessão, depois que os dois vereadores de oposição tentaram esvaziar o plenário. Resultado: o veto foi aprovado por cinco votos a dois. Apesar de achar uma “estratégia” de Alvorlande e Osinaldo, o presidente não quis gerar mais discussões.
“É um direito de cada vereador, mas não quero falar da posição que eles tomaram”, avaliou. Segundo Osório, a partir de agora é a prefeitura que vai determinar os critérios para a implantação do serviço na cidade, mas a Casa Plínio Amorim vai estar atenta. “Vamos cumprir nosso papel, que é o de fiscalizar”, ponderou Osório.
osorio diz que a casa plinio amorim vai cumprir com seu papel,mas quando tem votaçao do executivo que os secretarios do prefeito aparecem e falam no ovido do presidente da camara ele esquece de tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É uma vergonha como quase toda a imprensa de Petrolina é vendida ao Executivo Municipal.
Eles desvirtuam os fatos, falam de maneira tendenciosa. È impressionamente!
Neste caso do veto por exemplo a imprensa colocava que os vereadores que tentaram obstruir a sessão eram irresponsáveis, não tendo compromisso com a cidade.
Ai se aproveitaram de uma declaração do pobre do vereador do Alto do Cocar e fizeram os comentários que bem entenderam.
Em todas as casas legislativas acontecem obstruções, coisa aceitável na política.
O prefeito está de parabens porque conseguiu aprovar seu veto, danto um nó na câmara de vereadores, mas isso não quer dizer em nenhum hipótese que o fato do veto não ter sido derrubado foi melhor pra cidade de Petrolina.
Será se com a tentativa de obstrução os vereadores não estavam é tentando fazer o melhor pra o municipio de Petrolina?
Será se a lei em sua aprovação original não seria melhor para o municipio e principalmente para o conjunto dos mototaxistas?
Chega de mecenários em nossa imprensa local.
Chega de excesso de sensacionalismo.
Será se um dia teremos uma imprensa mais independente por aqui?
Será se teremos uma imprensa que não fale meias verdades?
E o pior é que a imprensa é intocável, quem tentar discordar, ou criticar, ou falar algo contra a imprensa, é excrachado, é pintado como inimigo da liberdade de imprensa.
Caros reporteres petrolinenses, por favor, sejam um pouco mais sérios, tenham um pouco mais de compromisso com a verdade.
Petrolina merece um pouco mais de respeito por parte de vocês.
Primeiro, cadê o líder da oposição? Não fala nada, não diz coisa nenhuma. Major Enfemeiro, acorda pra Jesus… Mas acorde pra Jesus Cristo, viu!?! Segundo, Se alguém conseguir demonstrar que em Petrolina tem “apenas” 500 mototaxista, ganha um doce!
Esse osorio deve ta comendo uma bolinha do prefeito.
se ligue ai presidente da câmara, a população está de olho no senhor.
Tenho certeza que ainda podia estar pior…
O vereador Osório tem mostrado controle, pois antes a camara municipal vivia com seus legisladores em pé de guerra… e esse novo grupo até que tem se mostrado civilizado e cumprindores de seus deveres. Talvez se o prefeito e sua equipe tbm tomasse parte de saber o quer fazer da cidade e conduzir em linhas, tal qual a camara, esse barco xamado PETROLINA. talvez meu povo, tívesemos histórias bem melhores para contar da nossa cidade. Ser chefe não é só ter c.. e fazer merda não…
A Maioria dos comentários são dos gabinetes de alguns vereadores, mas, a grande verdade é que a Câmara Municipal está de parabéns, finalmente mostraram para a população que a Casa Plinio Amorim tem vereadores de Vergonha. E Osório Siqueira agiu de forma correta. P A R A B É N S !
Osório já está escalado em nosso time!!!!!!!!
Adimiro muito a atidude do senhor Osório Siqueira em tentar e conseguir controlar-se diante das polêmicas e discussões na câmara.
Parabéns Osório!!