Preocupado com a possível retirada do serviço de residência médica em neurocirurgia do Hospital Universitário (HU), em Petrolina, o presidente da Central Única dos Bairros (Cubape), Pedro Caldas, reuniu-se com o deputado federal Fernando Filho (UB) a fim de interceder pela permanência do serviço.
Segundo ele, a decisão foi proferida pela Coordenação Geral de Residências em Saúde (CGRS) do Ministério da Educação (MEC) e, caso se confirme, haverá uma “uma grande perda para a região, considerando que o HU é a única referência de Neurocirurgia pelo SUS na região, incluindo para trauma cranioencefálico e acidentes vasculares cerebrais que demandam necessidade de Neurocirurgia”, disse.
Pedro Caldas alegou ainda que, quando os casos não são resolvidos em Petrolina, eles são regulados para Recife, que fica a cerca de 700 km de distância. “Gostaria de ver com o deputado sobre estratégias para mantermos a residência de neurocirurgia e a continuidade desse trabalho tão importante para os pacientes neurológicos da nossa região. Considerando que hoje somos a terceira cidade do Estado de PE, Petrolina precisa da nossa força política para não perder esse tão importante procedimento de saúde”, declarou. O caso segue sendo avaliado pelas lideranças locais.