Presidente de Centro Acadêmico do IF Sertão-PE pede retificação sobre morte de estudante

por Carlos Britto // 19 de setembro de 2013 às 11:01

Em contato com o Blog, o presidente do Centro Acadêmico de Licenciatura em Computação do IF Sertão-PE, Filipe Gomes, solicita a retificação de um post publicado ontem (18) sobre o estudante Marcelo Vasconcelos Rodrigues (foto), que faleceu após perder a luta contra a leucemia.

Confiram o que ele diz:

HomenagemBoa noite,

Esse e-mail é relativo à matéria “Estudantes do IF Sertão-PE paralisam as aulas para homenagear colega vítima de câncer e criticam ‘falta de solidariedade’ da reitoria”.

Gostaria que atentasse a alguns pontos:

1 – O nome citado como destinatário do e-mail que lhe foi enviado, Emanuel Lucas, não corresponde com a verdade. Emanuel não lhe enviou e-mail algum a respeito desse assunto.

2 – Não foi a Reitoria do Instituto que negou o luto, foi a Direção Geral do Campus Petrolina. A reitoria, nesse momento, não tem ligação com esse assunto.

Bem, gostaria que corrigisse ou retratasse (ou os dois) os erros supracitados. O Emanuel faz parte das entidades estudantis citadas, mas não redigiu o texto, nem encabeçou esse movimento. O responsável por ambos fui eu, Filipe Gomes, presidente do Centro Acadêmico de Licenciatura em Computação. O texto é de minha autoria. O Emanuel apenas compartilhou, por ser uma convocação das entidades aos estudantes. Gostaria que retirasse o nome dele, para evitarmos qualquer tipo de perseguição ou complicações ao Emanuel. Sobre o segundo ponto, a Direção Geral do Campus Petrolina negou o luto, sob a seguinte justificativa: “Não podemos decretar luto oficial e suspender nossas atividades, pois nem todos o conheciam. E tem que partir de vocês, de não assistirem às aulas e prestar homenagem ao companheiro”. Com isso, nos negou o luto e sequer emitiu uma nota oficial em solidariedade à família e amigos do Marcelo, e em consideração com os discentes do Campus Petrolina.

Estamos absolutamente indignados e magoados com essa atitude. Eu era amigo do Marcelo. Muitos estudantes eram.

Filipe Gomes/Presidente-Centro Acadêmico de Licenciatura em Computação (IF Sertão-PE)

Presidente de Centro Acadêmico do IF Sertão-PE pede retificação sobre morte de estudante

  1. Maria disse:

    Da direção não pois as ordens vem da grandiosa REITORIA e infelismente nosso diretor apenas tem que aderir as ordens, sou testemunha que a propria direção do if sertão tentou ajudar a familia de marcelo pra realizar o sepultamento dele aqui , mais a mesma não concordou , isso lembrando sem apoio nenhum da reitoria.

  2. João disse:

    Independentemente disso, o luto seria concedido se por ventura fosse um parente da reitoria, e, a partir do momento que passamos a ser alunos (sou ex) somos membros dessa antidade.
    É uma verdadeira falta de consideração e respeito para com os sentimentos de amigos e familiares.
    Como pode-se dizer que nem todo mundo conhecia? se acaso falecer um politico, todos conhecem ou conheceram? sabe-se de quem se trata por ser bem visto na mídia.

  3. ana maria pinto disse:

    Vou para o ceu mais nao esquecerei dos que amei na terra ;voltarei com jesus na sua vinda para levar sua igreja eleita .

  4. ana maria pinto disse:

    agradeço-te todo carinho que meus amigos da terra e colegas

  5. Filipe Gomes disse:

    Sobre o Luto ter que partir da Reitoria: Cada Direção Geral gere as atividades de seu Campus, de form autônoma e independente da Reitoria, no que se diz respeito à ações de gestão interna. O Luto foi sim negado, por telefone, pelo Diretor Geral do Campus. Possivelmente a notícia do falecimento de nosso amigo, não tenha nem chegado aos ouvidos do Reitor. Se por acaso, e só por acaso, a decisão devesse ser tomada pela Reitoria, porque, nosso Diretor Geral, não disse, ao invés de “Não podemos decretar luto oficial e suspender nossas atividades, pois nem todos o conheciam”, ele disse que tentaria viabilizar isso, juntamente com a Reitoria?

    Eu sou estudante do IF SERTÃO-PE. Sou um representante estudantil. Essa semana, um de meus representados, colega de curso e amigo, faleceu. Solicitamos o LUTO de nossa instituição, por estarmos sem condições de assistir aula e por achar que deveríamos todos nos solidarizar. O que foi feito? Sob uma justificativa superficial, isso foi negado. O fato de nem todos os conhecerem, exclui o fato de que ELE ERA DISCENTE DO INSTITUTO??? Não!!!

    1. Maria disse:

      Nesse momento de luto, vamos deixar a política de lado, sei que você é contra a posse do candidato a reitor que foi eleito, e ele é o Diretor Geral da instituição, o carismático Artidônio, vamos respeitar a morte do colega, por favor.

  6. Sergio disse:

    Felipe, vai estudar, se matricula em mais disciplinas, deixa dessas coisas vc não nos representa, pensa que faz! Tem coisa muito mais importante para um “representante” fazer, tipo, porque o pronatec manda nos nossos laboratórios! Cara cai na real e deixa dessas coisas, você não nos representa se colocou nesse posto. Tu nem conhecia o cara. Se liga, se está achando ruim larga essa escola, até eu quero fazer isso! Mas cai na real, só você acha que é representante!

  7. Ricardo disse:

    Filipe, meu filho, você está querendo se promover com a morte de um grande amigo meu, vc tá doido!!! Fica na tua e vai chorar a tua perda!

  8. Sergio disse:

    Repito, Felipe, vc nem estudante é!!! Tem todas as reprovações possíveis, só faz uma disciplina pra dizer que tem a matricula, NÃO NOS REPRESENTA, se colocou neste posto, ninguém gosta de vc, altamente antipático, só escuta o que quer, não aceita a opinião que venha de pessoas fora do seu circulo, toca numa bandinha formada la no colégio que se acham demais prq tem um professor com vcs, cara, mande alguém fazer uma pesquisa se gostam de vc como “representante” De jeito nenhum, aproveitou esse momento de choro para aparecer ! Se liga !! E outra eu doido por uma bolsa, não tenho reprovações e não tenho e TU que nem cumpre com os horários pois não te vejo no IF tem, isso tem que mudar, assim como no PIBID eu não entrei mais muita gente reprovada entrou!! Isso é errado!!!

  9. Anália Emilia disse:

    Inicialmente fiquei preocupada com a atitude da direção do campus do qual eu estudo e fui questiona-los para não cometer erros, no meu inquérito percebi que estamos sendo injustos pois a direção do IF Sertão – PE além de se mobilizar esse meses com todos para doar sangue na tentativa de ajudar o querido colega enquanto estava vivo, conseguiu o translado de corpo de avião para ser enterrado aqui em Petrolina mas por motivo particulares a família no seu direito decidiu enterra-lo em Recife, será que uma direção que se mobilizou a tanto foi leviana?

    Ou será que o que importa é ter um dia sem aula? O que eu acho é que vocês do
    Centro Acadêmico do IF Sertão – PE deveriam deixar de polemica e repeitar a dor da família enlutada, pois o luto esta no corações de todos que amavam esse nobre rapaz que faleceu, alguns professores do referido instituto já marcaram um tributo em forma de oração pelo rapaz e sua família.

  10. Banda Review disse:

    Senhoras e Senhores é válida toda forma de expressão pois vivemos em uma democracia… porém, devemos atentar para não relacionar pessoas que em momento algum participaram de qualquer forma dos acontecidos. desde já obrigado a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários