A criação e manutenção dos institutos previdenciários nos municípios que utilizam o Regime Próprio de Previdência estão quase sempre envolvidos em polêmicas com relação a administração dos recursos ou o repasse das prefeituras.
O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Juazeiro (IPJ), o professor Antonio Carlos dos Santos (da APLB) esteve na Câmara de vereadores de Juazeiro convocado pelo vereador Caffé do 8, para responder sobre o funcionamento, recursos e condições financeiras do Instituto.
Questionado se a Prefeitura Municipal estaria fazendo o repasse dos descontos realizados em folha dos servidores municipais, o presidente do Instituto garante: “Nunca a prefeitura deixou de repassar o que é descontado do funcionário. Os valores parcelados se referem ao percentual do empregador, que a lei permite seja dividido em até 60 meses e com juros maiores que o do mercado. E este parcelamento tem sido pago religiosamente em dia”, disse.
Para Antônio Carlos dos Santos, o Instituto melhorou as perspectivas de aposentadoria do servidor municipal, cumpre a contento seus objetivos, tem superávit financeiro e estabilidade econômica. O presidente comprometeu-se a “continuar a inteira disposição” de qualquer servidor e dos vereadores.
A sessão foi presidida pelo vereador Mitonho Vargas (PT), acompanhada por poucos servidores e pelos presidentes do Sintrab Saúde e Sinserp Juazeiro. (fonte/foto: Ascom CMJ)