Presidente do PCdoB de Petrolina afirma que oposição “quer levar o país ao fundo do poço”

por Carlos Britto // 15 de dezembro de 2015 às 18:43

robério granja2Um dos principais articuladores locais da Frente ‘Brasil Popular’ em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT), que acontecerá nesta quarta-feira (16) nas principais cidade do país e reunirá agremiações da esquerda progressista e movimentos sociais em Petrolina, o presidente do PCdoB, Professor Robério Granja, não poupa críticas ao que tacha de “direitona moralista”.

Numa entrevista ao Blog, Robério disse com todas as letras que a oposição ao governo federal “é irresponsável” porque sabe que não há motivos jurídicos para pedir o impeachment da presidente. Mesmo assim que arrastar o país para o “fundo do poço”.

O presidente do PCdoB reforça seu argumento na justificativa apresentada pela oposição, a qual alega que Dilma cometeu um suposto crime fiscal ao atrasar repasses federais a bancos da União (as chamadas ‘pedaladas fiscais’). Segundo Robério, como a arrecadação do governo caiu, Dilma pediu aos bancos que adiantassem o pagamento de programas sociais como o Bolsa-Família, para depois ressarci-los. Os adversários da presidente alegam que a “manobra” teria sido feita para evitar que as contas do governo fechassem no vermelho. Robério discorda veementemente.

Ele afirma que o Tribunal de Contas da União (TCU), que assessora o Congresso Nacional, sequer analisou o parecer sobre as pedaladas. Além disso, quem tem o poder de aprovar ou não o parece não é o TCU, mas os parlamentares. E o que ele percebe é que há claramente uma “chantagem” do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), o qual está mergulhado em denúncias de corrupção, aliado ao fato de a direita não se conformar com o resultado das urnas em 2014. “Eles estão há 13 anos fora do poder e não se conformam”, completa.

Histórico                     

Para Robério, o que se trava no país é uma luta política, e não por combate à corrupção (que mesmo assim, segundo ele, o governo vem fazendo sua parte). Ele também admite que a crise econômica, se não era tão pequena assim, foi bastante agravada pela crise política e pela Operação Lava-Jato, que colocou na cadeia grandes empreiteiros do país.

No entanto, Robério também deixa claro que o governo tem sua parcela de responsabilidade. Robério lembra que desde 2008 o mundo vive uma turbulência econômica que derrubou o ritmo de crescimento até de grandes potências como Estados Unidos e China. No Brasil, o ex-presidente Lula tentou estimular o consumo e a geração de emprego desonerando impostos como o IPI para veículos e eletrodomésticos. Com Dilma, que manteve por mais um tempo a medida, o governo acabou deixando de arrecadar R$ 15 bilhões, o que levou a um “freio de arrumação”, analisa o presidente do PCdoB, ressaltando que o partido não concordou com a rigidez no ajuste.

Apesar disso, Robério ressalta que os brasileiros, nas duas gestões de Lula e na primeira de Dilma, tiveram avanços importantes. Ele acredita que a oposição, ao perceber isso, tentar ‘minar’ o governo fazendo a política do ‘quanto pior, melhor’. “Eles querem destruir conquistas que já conseguimos”, avaliou.

Robério vai buscar na história o mesmo artifício já utilizado pela direita oposicionista em governos passados. Ele lembra, por exemplo, que governos desenvolvimentistas como o de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, além do presidente deposto pelos militares, João Goulart, os adversários se pautavam em discursos vazios de combate à corrupção “porque não tinham o que dizer”.É fácil defender isso porque, claro, todo mundo é contra a corrupção”, analisa.

O presidente do PCdoB alerta que o povo brasileiro precisa sair desse “ódio” imposto pela oposição, que nunca fez parte de sua formação cultural. “Somos formados a partir da matriz indígena e africana com o europeu. Sempre fomos um povo alegre, afável, com uma cultura muito diversa. Mas o Brasil vive momentos, hoje, irreconhecíveis em sua história, com muito ódio e tensão. É preciso que a gente reaja”, finalizou.

Presidente do PCdoB de Petrolina afirma que oposição “quer levar o país ao fundo do poço”

  1. Bingo disse:

    Robério viveu pra esse socialismo que agora morre, realmente é difícil aceitar que todas suas crenças políticas foram deturpadas por aqueles em que acreditava. Metade dos heróis do socialismo estão ou foram presos por desvio de conduta. São ladrões de carteirinha, não vou enumerar.
    A oposição não vai levar o país ao fundo do poço, o PT e seu governo, incluindo os aliados( leia-se PCdoB), levaram antes.
    Déficit de 119 bilhões é demonstração clara de incompetência na administração do país.
    Fica difícil defender o indefensável, e até estranho a atuação de pessoas como Robério, de honestidade indubitável, tenha que agora atuar na defesa de corruptos, isto chama-se fidelidade partidária na defesa de um projeto político falido.

  2. Edilberto disse:

    Eu tento me conter e não consigo, é preciso acabar com esse discurso hipócrita e sem conteúdo. A culpa é da direita, esquerda, política, quanto pior melhor… Não tem nada a ver com a realidade atual, subiu gasolina, agua, energia, cesta básica, etc..(após a reeleição da presidente) A questão é de sobrevivência mesmo, vemos pessoas morrendo nos corredores de hospitais públicos, sem emprego, vivendo apenas com a esmola do bolsa família. Esse governo que ai esta se elegeu embasado em mentiras promessas utópicas e seguindo uma linha petista (governa para o PT), a presidente foi eleita pelo povo e é funcionária do povo , não do PT. Sou anti partidário, partidos não passam de grupos políticos que através de conchavos, negociatas ilícitas, troca de favores acabam exercendo um certo poder sobre estatais e liderados, para obtenção de benefícios pessoais dos seus líderes. Os fatos estão ai não tem como contestar, diversos membros petistas estão presos ou são investigados , os honestos pediram desligamento do partido. Atualmente o presidente da câmara trava uma luta com a presidente para ver quem vai se manter no cargo, e o povo que que paga as despesas fica em segundo plano.

  3. Zé Miguel disse:

    Albanês convertido em cubano. Depois norte coreano. Vai pra lá. Aqui é Brasil

  4. O Biriteiro disse:

    kkkkkkkkkkkkkk… Professor chega já deu! Próximo Presidente do Brasil será Jair Bolsonaro.

    1. Petrolinense disse:

      Bolsonaro presidente, comunista lunático!!!
      Te muda para a Corea do Norte!!!

  5. Guimarães disse:

    Amigo, de fundo do poço o comunismo entende, pois todas as nações influenciadas por ele estão entre as mais genocidas e miseráveis da história humana. O Brasil deveria seguir o exemplo de nações decentes e proibir qualquer menção dessa doutrina em seu território, como faz com o nazismo, que por sinal não matou nem um décimo do comunismo.
    Ah, e a propósito, se você reclama, vai morrer do coração, pois o Brasil está ENDIREITANDO.

  6. FRANCISCO disse:

    fundo do poço, me responda sinceramente pra onde Dilma, PT e os aliados (PC do B) tá levando o Brasil? meu amigo chega de hipocrisia.

  7. Arraes disse:

    Deixa eu ver se entendi; Os comunistas-petistas-socialistas desgraçaram as leis, as finanças, a educação, a moral, a política, o judiciário, as empresas e empregadores, a honestidade e isolaram nosso pais das nações decentes para se aliarem à escória do mundo…. E A OPOSIÇÃO É QUE AFUNDOU O BRASIL? AH, VÁ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários