O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, acompanhou na última segunda-feira (26) o encontro “Corregedoria em Ação: Conhecendo os Dados para atingir as Metas” no Polo Petrolina, Sertão do São Francisco. A ação, voltada a magistrados(as) e servidores(as), teve início no mês de maio, no Polo Recife, com o objetivo de aprimorar o Poder Judiciário estadual por meio de atividades que proporcionem o conhecimento das ferramentas de gestão e o esclarecimento das metas e indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro contou com as presenças do corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello, e do desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira.
A iniciativa é realizada pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE), em parceria com a Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o apoio da Auditoria de Inspeção da CGJ-PE, da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplan) e da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJPE.
Para o encontro foram convocados juízes(as) e servidores(as) das comarcas de Afrânio, Bodocó, Exu, Ipubi, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Trindade, Araripina, Cabrobó, Ouricuri e Petrolina.
Na ocasião a assessora especial da Corregedoria, juíza Hélia Viegas, apresentou as plataformas utilizadas pela CGJ-PE nas inspeções – SiCor e TJPE Reports –, com seus respectivos manuais. O assessor especial da CGJ-PE, juiz Luiz Carlos Vieira, e o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), juiz Leonardo Asfora, também estiveram presentes. Em seguida, foram esclarecidos os critérios utilizados para pontuação no Bônus de Desempenho Jurisdicional (BDJ) e no Prêmio Gestão, Eficiência e Qualidade.
Metas
Após as apresentações, a equipe da Coordenadoria de Governança e Gestão de Dados, integrada pelo juiz José Faustino Macêdo (coordenador), e pelas juízas Ana Luiza Wanderley (subcoordenadora de Governança e Transparência), Tatiana Lapa (subcoordenadora de Indicadores de Desempenho Institucional) e Raquel Barofaldi (subcoordenadora de Gestão de Dados e Produtividade), realizou a apresentação das metas do CNJ.
Houve ainda oficinas voltadas às ferramentas de gestão. No encerramento foram apresentadas orientações destinadas à construção do planejamento das ações individuais de cada unidade judiciária através das atividades executadas.