Policiais rodoviários federais apreenderam um caminhão baú carregado com caixas de cigarros de origem clandestina, na tarde desta quarta-feira (8), no Km 232 da BR-030, trecho do município baiano de Guanambi, Interior do Estado.
Durante a fiscalização e combate ao crime, os policiais deram ordem de parada ao caminhão VW/24.280, com placas de Pernambuco. Foram solicitados os documentos de porte obrigatório e a nota fiscal da carga. Ao vistoriar o compartimento, os PRFs encontraram cerca de 25 mil maços de cigarros paraguaios.
O motorista não deu detalhes sobre o transporte da carga ilícita. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil (PC) local para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão.
Em 2022, a PRF na Bahia retirou de circulação 4.969.441 maços de cigarro na Bahia – ou seja, aproximadamente 100 milhões de unidades de cigarros contrabandeados durante às fiscalizações de combate ao crime. Muitos dos contrabandistas fazem parte de um verdadeiro exército que usa os recursos obtidos com o cigarro para financiar organizações criminosas, ligadas muitas vezes ao tráfico de drogas e armas. A PRF disponibiliza o telefone 191 para denúncia.