A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta terça (5), minérios em formato de pedras e em pó durante fiscalização na BR-407, em Juazeiro (BA). Pelas características, dentre o material encontrado estão pedras consideradas preciosas como esmeraldas, ametistas e citrino.
Os produtos foram encontrados dentro de uma picape Volkswagen Saveiro, abordada pela equipe policial. Na vistoria do veículo, os agentes encontraram sacos plásticos contendo as pedras preciosas. Ao ser questionado, o motorista disse que eram amostras de minério, mas ele não teria documento fiscal da mercadoria.
No decorrer da vistoria, mais sacos, caixas e malas com materiais diversos foram sendo encontrados. No total foram 401 pedras, 20 pedras roxas, 27 amarelas (que podem ser esmeraldas), ametistas e citrino, respectivamente. Além dessas, foram apreendidos 678 gramas de outras pedras verdes, 2 kg de pedras brancas, 3,1 kg de pedras marrons, 2 kg de um pó de coloração marrom e mais 1,2 kg de pó escuro.
Motorista e passageiro foram encaminhados, juntamente como todo o material apreendido, para a Polícia Federal (PF) em Juazeiro, onde será investigada a prática criminosa de usurpação de bem ou matéria-prima da União.